Os fumantes estão cada vez mais excluídos da sociedade, é fato. Quem tem 40 anos ou mais, com certeza, se lembra de quando os restaurantes tinham área específica para os clientes que fumavam. O mesmo se repetia nos aviões – hoje, algo impensável. Agora, nem mesmo baladas e bares permitem o ato. E em meio a tantas restrições, tem gente que não sabe, mas também não se pode dirigir fumando. Dá multa.
No Brasil, quem for pego fumando ao volante vira infrator. Em síntese, não há uma lei específica, citando o cigarro em si. Contudo, a regra é clara: quem fuma ao volante, está dirigindo com apenas uma das mãos. E isso é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o Artigo 252 do CTB, trata-se de infração média tirar as mãos do volante enquanto dirige. Salvo sinalização de manobras, mudar a marcha ou mexer no sistema de entretenimento do carro. Quem desrespeitar, leva multa de R$ 130,16 e perde 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quem dirige, deve estar sempre atento e, por isso, qualquer atividade que faça a pessoa tirar uma das mãos do volante soa negligência e falta de atenção no trânsito. Isso inclui, além de fumar, outros atos como se maquiar ou comer, por exemplo. Sem contar que “dirigir o veículo com o braço do lado de fora” também vem especificado no artigo 252 como ato proibido.
Jogar cigarro na rua também dá multa
Além de ser prejudicial para o meio ambiente, jogar a bituca do cigarro na rua também rende penalidade no trânsito. Prevista no artigo 172 do CTB, “atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias” é infração média. Assim, o motorista também perde 4 pontos na CNH e ganha multa no valor de R$ 130,16.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!