A implementação da placa padrão Mercosul foi suspensa no Brasil. Todos os Estados do País deveriam adotar o novo modelo até 1º de dezembro.
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O Rio de Janeiro, no mês passado, já começou a emplacar seus novos veículos com a placa padrão Mercosul.
De acordo com informações do site UOL, a decisão, em caráter liminar, vem do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (Brasília), e foi assinada no dia 10 de outubro pela desembargadora Daniele Maranhão Costa.
A liminar atende a um pedido da Aplac, que é a associação das fabricantes de placas do Estado de Santa Catarina. Ainda de acordo com o UOL, a decisão aponta dois problemas na adoção das placas padrão Mercosul.
Um deles é a atribuição das empresas que fabricam as novas placas, que estaria equivocada. Além disso, deveria existir, antes da implementação das placas, um sistema integrado de informações – que ainda não está pronto.
Não ficou claro se, no Rio de Janeiro, a partir de agora os novos veículos emplacados terão de voltar ao padrão antigo.
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20 - JEEP RENEGADE - 3.386 UNIDADES
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19 - VOLKSWAGEN VIRTUS - 3.524 UNIDADES
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18 - FIAT MOBI - 3.537 UNIDADES
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17 - HONDA HR-V - 3.972 UNIDADES
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16 - NISSAN KICKS - 4.000 UNIDADES
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15 - HYUNDAI CRETA - 4.195 UNIDADES
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14 - VOLKSWAGEN SAVEIRO - 4.334 UNIDADES
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13 - FIAT TORO - 4.575 UNIDADES
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12 RENAULT SANDERO - 4.577 UNIDADES
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11 - FIAT STRADA - 4.696 UNIDADES
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10 - TOYOTA COROLLA - 4.774 UNIDADES
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9 - JEEP COMPASS - 5.006 UNIDADES
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8 - VOLKSWAGEN POLO - 5.318 UNIDADES
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7 - RENAULT KWID - 5.486 UNIDADES
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6 - FIAT ARGO - 6.395 UNIDADES
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5 - CHEVROLET PRISMA - 6.532 UNIDADES
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4 - VOLKSWAGEN GOL - 6.765 UNIDADES
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3 - HYUNDAI HB20 - 8.626 UNIDADES
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2 - FORD KA - 8.680 UNIDADES
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1 - CHEVROLET ONIX - 17.981 UNIDADES
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Detalhes sobre a placa padrão Mercosul
Adotada no Rio de Janeiro no início de setembro, a placa padrão Mercosul vai padronizar a identificação de carros dos países do bloco. O Uruguai a adotou em 2015. No ano seguinte, foi a vez da Argentina.
A migração para a placa padrão Mercosul não é obrigatória. Ela passaria a ser usada nos carros novos, bem como nos transferidos de propriedade e cidade. No Rio de Janeiro, o preço na comparação com o modelo antigo não mudou.