Projeto de lei quer dar desconto no IPVA a bons motoristas em SP
Projeto de lei quer dar desconto de até 15% para quem não tem infrações de trânsito
Por
Redação
24 de out, 2019 ·
3m de leitura.
Um projeto de lei (PL 1099/2017) da deputada Beth Sahão (PT-SP) quer dar desconto no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para os bons motoristas de carros registrados no estado.
A proposta é que cada ano sem infrações de trânsito o motorista tenha um desconto de 5% no IPVA. O texto especifica que a dedução pode chegar a, no máximo, 15% após três anos. Em caso de multa com terceiros dirigindo o carro, o proprietário também perde o direito ao desconto.
“Esse desconto é um prêmio para quem conduz o veículo com responsabilidade, não é multado e respeita as leis de trânsito. Respeitar as leis de trânsito é respeitar a vida”, declarou a deputada. “Devemos fazer tudo o que for possível e necessário para favorecer o contribuinte”, afirmou o deputado Dirceu Dalben (PL), que apoiou a PL.
Doria precisa aprovar desconto no IPVA
Agora o projeto segue para a avaliação do governador João Doria (PSDB). Ele pode aprovar ou vetar o texto que já foi aprovado pelos deputados. A proposta, segundo a deputada, é semelhante a outras adotadas em estados como Rio Grande do Sul e o Pará.
Razões para comprar ou não o novo Chevrolet Onix Plus:
1/10
Para comprar: motor 1.0 turbo
O propulsor 1.0 turbo de três cilindros flexível rende 116 cavalos de potência e 16,8 mkgf de torque. Garante bom desempenho com pouquíssima vibração e baixo nível de ruídos. A 120 km/h, ele trabalha a 2.500 rpm. Foto: Chevrolet/Divulgação
2/10
Para comprar: espaço no banco traseiro
Como a distância entre eixos aumentou 7,2 cm, o espaço no banco traseiro melhorou bastante para pernas. Foto: Chevrolet/Divulgação
3/10
Para comprar: tecnologia embarcada
Na versão topo de linha, Premier, o Onix Plus vem recheado de tecnologia. É o caso da internet a bordo. De acordo com a empresa, o sistema aceita conexão simultânea de até sete aparelhos. A tela da central multimídia é de 7", e o sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Foto: Chevrolet/Divulgação
4/10
Para comprar: segurança
Todas as versões do Onix Plus têm de série seis air bags e controles de estabilidade e tração. A versão Premier oferece até sensor de ponto cego (foto). Foto: Chevrolet/Divulgação
5/10
Para comprar: estilo
O Onix de segunda geração tem estilo elegante. As linhas ficaram mais arredondadas, e as lanternas traseiras são de LEDs. Foto: Chevrolet/Divulgação
6/10
Para não comprar: sem saídas de ar-condicionado atrás
Ao contrário do VW Virtus (um de seus concorrentes), o Onix Plus não tem saídas de ar-condicionado para o banco traseiro. Há, no entanto, portas USB. Foto: Hairton Ponciano/Estadão
7/10
Para não comprar: bancos inteiriços
Há clientes que não abrem mão da possibilidade de regulagem do apoio de cabeça. No Onix, eles são fixos na dianteira. Reguláveis, apenas no banco de trás. Foto: Hairton Ponciano/Estadão
8/10
Para não comprar: revestimento interno rígido
Como os demais concorrentes (caso de Virtus e HB20S, por exemplo), o interior do Onix Plus tem revestimento de plástico duro, tanto no painel como nas laterais de portas. Foto: Chevrolet/Divulgação
9/10
Tambores de freio pintados de cinza atrás
Os concorrentes do Onix também têm tambores de freio na traseira. Mas, ao decidir pintá-los de cinza, a Chevrolet acabou dando destaque para algo que não precisava. Foto: Hairton Ponciano/Divulgação
10/10
Para não comprar: trava da coluna de direção dura
O Onix tem coluna de direção ajustável em altura e profundidade, mas a trava é muito dura. Foto: Hairton Ponciano/Estadão