Você está lendo...
Radarbot: aplicativo que detecta radares é aliado ou contra a lei? Entenda
Legislação

Radarbot: aplicativo que detecta radares é aliado ou contra a lei? Entenda

Radarbot levanta sérias questões sobre sua conformidade com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), mas continua sem restrição das autoridades

Redação

14 de nov, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

radares velocidade multa radarbot
Radares no Estado de São Paulo podem ter sua localização consultada, mas aplicativos, como o Radarbot, também alertam motoristas sobre a velocidade
Crédito:FABIO POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Muitos motoristas têm adotado o Radarbot para escapar de multas nas rodovias brasileiras. O aplicativo de detecção de radares promete alertar sobre a presença de equipamentos que flagram o excesso de velocidade. Entretanto, a crescente popularidade do app provoca dúvidas sobre sua legalidade. E o impacto na segurança nas estradas. Afinal, o condutor pode rodar acima do limite e reduzir apenas ao passar pelos radares.

O Radarbot é um aplicativo de smartphone que utiliza o GPS para alertar os motoristas sobre a proximidade de radares de velocidade. O app detecta equipamentos fixos e móveis, bem como semáforos com câmeras de fiscalização. Dessa forma, fornece informações em tempo real para que os condutores possam ajustar a velocidade e evitar multas.

Tal como outros aplicativos, como o Waze, o Radarbot utiliza uma base de dados abastecida pelos usuários. Ou seja, a comunidade atualiza as informações sobre os radares e limites de velocidade. É com essa colaboração que o app se tornou uma ferramenta eficaz para quem quer escapar de multas.

Publicidade




velocidade máxima radares multa radarbot
Epitácio Pessoa/Estadão

Radarbot: app é ilegal?

A utilização do Radarbot é controversa. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro quanto à proibição de tecnologias que interferem na fiscalização. A legislação veta “utilizar qualquer aparelho, dispositivo ou técnica que possa interferir no funcionamento de equipamentos medidores de velocidade”.

Ou seja, em tese, o Radarbot é ilegal. O app informa os motoristas sobre a presença de radares. Porém, os defensores argumentam que o aplicativo não interfere nos equipamentos. Ele apenas alerta sobre a presença de radares com base em dados públicos. Em São Paulo, por exemplo, o cidadão pode consultar a localização no site da CET-SP.


Portanto, as autoridades de trânsito não têm uma posição unificada sobre o Radarbot. Assim, a discussão sobre sua conformidade com a lei continua. Alguns Estados brasileiros já emitiram opiniões. Há os que proíbem o seu uso. Outros não tomaram medidas específicas quanto ao app.

Radarbot X Fiscalização

Há quem defenda que o Radarbot pode contribuir com a segurança. Isso porque o app alerta sobre o limite. Assim, reduz o risco de acidentes por excesso de velocidade. E ajudam os motoristas a respeitar os limites. Contudo, a discussão está longe de uma definição. Enquanto alguns veem o Radarbot como aliado, outros questionam sua legalidade. Bem como o potencial impacto na fiscalização.

Dessa forma, até que haja uma decisão clara das autoridades competentes, os motoristas continuarão a pesar os benefícios e riscos do uso do app. Uma coisa é certa: o correto é respeitar sempre os limites de velocidade. Até porque cada limite é definido conforme uma série de estudos e critérios. Além disso, o Contran proíbe a instalação de radares que fiquem escondidos.


Qual o limite para escapar de multa por excesso de velocidade?

Para as vias onde a velocidade máxima permitida é de até 100 km/h, os radares geralmente têm uma tolerância de 7 km/h. Isso significa que, se o veículo estiver em uma via com limite de 50 km/h, o radar só registrará a infração quando a velocidade atingir 57 km/h.

Já nas vias com limites acima de 100 km/h, a tolerância é de 7% sobre o limite. Ou seja, se a velocidade máxima da rodovia for de 110 km/h, como é o caso da Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, a tolerância dos radares será de aproximadamente 118 km/h. Veja aqui o valor da multa por excesso de velocidade.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Renault Kardian é o próximo rival de Fiat Pulse e VW Nivus
Deixe sua opinião