Diogo de Oliveira

22/12/2023 - 7 minutos de leitura.

Rodízio de veículos é suspenso para Natal e Ano Novo em SP; veja as datas

Prefeitura de São Paulo divulgou calendário da suspensão do rodízio municipal no período de festas; veja as datas, restrições e penalidades

Lei do rodízio municipal em São Paulo restringe a circulação de veículos no centro expandido da capital nos dias de semana conforme os números finais das placas; veja como funciona Crédito: Werther Santana/Estadão

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Agora é oficial. Como de costume, o rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo será suspenso no período de festas de Natal e Ano Novo. Assim, entre o final de dezembro e o início de janeiro de 2024, os carros ficarão livres para circular pelo centro expandido da capital paulista sem restrição de horário nos dias de semana.

A exceção são os veículos pesados, como caminhões, por exemplo. Estes, portanto, continuarão com circulação restrita pelo rodízio municipal nas Zonas de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).


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Werther Santana/Estadão
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Quando o rodízio será suspenso em SP?

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) divulgou o calendário oficial da Prefeitura de São Paulo para o rodízio municipal neste período de festas. O comunicado oficial saiu nesta sexta-feira (22), após publicação no Diário Oficial da União.

Assim, temos oficialmente as datas de suspensão do rodízio. Tal como o calendário dos últimos anos, a restrição de circulação para os veículos leves na capital terá início em 26 de dezembro, no dia seguinte ao Natal. E, assim, permanecerá até 7 de janeiro. Dessa forma, o rodízio na capital paulista voltará ao normal na segunda-feira, 8 de janeiro.

Penalidades para quem desrespeita

Quem circula no centro expandido durante o rodízio comete infração média. Ou seja, fica sujeito a multa no valor de R$ 130,16. Bem como a quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Vale dizer que há vários radares com leitura de placa espalhados pela capital. Portanto, quem passa por um desses equipamentos fica sujeito à punição.


Da mesma forma, as faixas exclusivas de ônibus não estão liberadas para a circulação de veículos particulares. Ou seja, quem desrespeitar essa regra comete infração gravíssima. Assim, o motorista fica sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 293,47. Bem como recebe 7 pontos na CNH.

Finais das placas em cada dia do rodízio

O rodízio de carros em São Paulo foi criado em 1997 para limitar a quantidade de veículos nas vias da capital durante os horários de pico. A regulamentação municipal determina em quais dias e horários os carros e caminhões podem circular. A regra vale de acordo com o final da sua placa. Dessa forma, a ideia é reduzir os congestionamentos.

Onde fica o centro expandido 

A restrição da circulação é delimitada nas ruas e vias da cidade do chamado Centro Expandido. Ou seja, inclui bairros que circundam o centro histórico. É o caso de Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Barra Funda e Vila Leopoldina. Bem como Pinheiros, Vila Mariana, Saúde, Ipiranga e Moema, por exemplo.


Veículos isentos do rodízio

De maneira geral, a isenção de rodízio é concedida para veículos utilizados em serviços considerados essenciais. É o caso de ambulâncias, viaturas da polícia e dos bombeiros, entre outros. Algumas categorias profissionais também podem solicitação a liberação do rodizio. Entre eles estão médicos, transportadores de cargas especiais e de transporte escolar.

Gestantes e pessoas com problemas de saúde que restringem a mobilidade também podem solicitar a isenção. Assim como quem esteja fazendo tratamento contra doenças graves e precisa se deslocar para atendimento. O motorista que precisar realizar um viagem de emergência e for autuado, pode recorrer da multa. Porém, caberá à autoridade de trânsito avaliar se aceita ou não o argumento.

Elétricos e híbridos podem circular

Vele lembrar ainda que modelos elétricos e híbridos estão isentos do rodízio municipal. Assim, a restrição não inclui carros com motores 100% alimentados por baterias. Bem como os híbridos leves, com sistema de 48V, híbridos convencionais e também os do tipo plug-in. Estes podem ser recarregados em tomadas e carregadores.


A diferença entre os híbridos convencionais e os plug-in é relativamente simples. No primeiro tipo, os carros têm “circuito fechado”. Ou seja, as baterias são recarregadas exclusivamente pelo motor a combustão. São carros como Ford Fusion Hybrid e Toyota Corolla Hybrid. Nos híbridos plug-in, a recarga é feita na rede elétrica. Um exemplo é o novo Caoa Chery Tiggo 8.

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