Simulador passará a ser lei

Por 20 de jun, 2013 · 4m de leitura.

José Antonio Leme

A partir do próximo dia 30, todas as autoescolas do País deverão oferecer um aparelho chamado de Simulador de Direção Veicular aos interessados em obter habilitação de categoria B – para carros de passeio. O dispositivo, que será usado antes de o aluno sair às ruas ao volante, ainda é raridade.


Das dez redes de autoescolas consultadas, apenas três têm o simulador – em uma delas o aparelho não está funcionando. Nas outras os funcionários não souberam informar quando receberão o equipamento.

A resolução 420/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que os alunos devem ter duas horas e meia de treinamento no aparelho, que simula condições de direção nas ruas, antes de iniciarem as aulas práticas.

Como há (ao menos por ora) apenas uma empresa homologada para fornecer o equipamento, o Contran estuda prorrogar o prazo para a entrada em vigor da determinação.


A fiscalização ficará a cargo do órgão estadual de trânsito, o Detran, e será feita da mesma forma como nas aulas práticas: haverá leitura das impressões digitais dos alunos. Além disso, os treinamentos com simuladores serão transmitidos por meio de videoconferência ao departamento de trânsito.

COMO FUNCIONA
Com percursos por rodovias, estradas e trechos urbanos, incluindo vias rápidas, o simulador traz situações que poderão fazer parte do cotidiano dos futuros motoristas, como animais e motocicletas circulando pelos corredores. Sem os parâmetros de um carro real, como o peso da direção, o aparelho servirá para fazer com que o aluno se adapte aos comandos do veículo, segundo o instrutor do Centro de Formação de Condutores (CFC) de São Paulo, Tony Kiritchenko.

De acordo com ele, com o uso do simulador deu para notar que os homens costumam avançar os limites, como o de velocidade. Já os erros das mulheres estão associados ao excesso de prudência.


(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.