Você está lendo...
Veículos com final 2 na placa precisam ser licenciados até o final de maio
Legislação

Veículos com final 2 na placa precisam ser licenciados até o final de maio

Até 31 de maio, veículos cujo final da placa termine em 2 deverão ser licenciados. Desde abril, modelos com pendência de recall não podem renovar o CRLV

Emily Nery, para o Jornal do Carro

04 de mai, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Licenciamento 2021 SP
Licenciamento 2021 SP
Crédito:

Proprietários de veículos de passageiros, ônibus reboque ou semireboqeu que rodem no estado de São Paulo cuja placa termine no número 2 tem até o dia 31 de maio, segunda-feira para licenciá-lo. De acordo com o Detran.SP, o processo pode ser feito de forma 100% digital. Veja a seguir passo a passo:

Para licenciar o veículo, o proprietário precisa informar o número do Renavam. Se for necessário, junto a taxa de licenciamento, ele precisará quitar possíveis débitos do modelo, como IPVA e multas.

Desse modo, o pagamento ocorre via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal). Assim como os pontos listados acima, as lotéricas se incluem como locais de pagamento.

Publicidade


recalls veiculos
De acordo com a nova lei de trânsito, quem não levar o carro para realizar o recall, não poderá licenciá-lo Joe Skipper/REUTERS

Não comparecimento ao recall impede o licenciamento

Vale lembrar que, caso o veículo tenha sido chamado para realização de um recall e não tenha comparecido, ele não poderá ser licenciado. Desde o dia 12 de abril deste ano, o comparecimento ao recall se tornou fator obrigatório para licenciar ou transferir um automóvel. Saiba mais aqui.

Quanto custa?

Em 2021, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 98,91, independentemente do calendário de vencimento. É importante reforçar que em neste ano não há cobrança de taxa do seguro DPVAT.


Se não houver pendências, um dia após quitar a taxa, o CRLV ficará disponível para download e impressão. Basta o cliente acessar o item ‘Licenciamento Digital’ nos sites do Poupatempo, Detran.SP e Denatran, bem como nos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

CRLV digital
CRLV digital

O que acontece se perder o prazo?

De acordo com a Código de Trânsito Brasileiro, não existe tolerância para dirigir com o licenciamento em atraso. O ato, aliás, é considerado uma infração gravíssima. Assim, o motorista pode receber uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.


Deixe sua opinião