Você está lendo...
Veja os carros mais seguros para crianças
Notícias

Veja os carros mais seguros para crianças

Volkswagen Golf é modelo que melhor protege pequenos passageiros em caso de acidente

27 de jan, 2016 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Veja os carros mais seguros para crianças

Transportar crianças no carro exige sobretudo um veículo seguro, capaz de proteger melhor os pequenos no caso de um acidente. O Latin NCAP, responsável pelos testes de colisão dos veículos na América Latina, faz ensaios em todos os modelos vendidos por aqui, classificando-os também de acordo com o desempenho em termos de proteção aos pequenos.

No ranking atual, o mais seguro é o Volkswagen Golf, que obteve 44,3 pontos de 49 possíveis, e as cinco estrelas, nota máxima do teste. O hatch é seguido pela picape Toyota Hilux, também com cinco estrelas e 44,25 pontos na avaliação da proteção infantil.

Publicidade


Dos utilitários compactos, atuais “queridinhos” do mercado nacional, o mais seguro é o Jeep Renegade, seguido de perto pelo Honda HR-V. Os dois têm cinco estrelas na proteção para crianças e pontuação de 43,54 e 43,3 respectivamente.

No segmento de entrada, o mais bem colocado é o Volkswagen Up!, com quatro estrelas e 39,54 pontos. O Chevrolet Onix, modelo mais vendido no Brasil em 2015, tem apenas duas estrelas para proteção infantil e 20,14 pontos dos 49 possíveis. Já o Fiat Palio obteve três estrelas e 25,28 pontos no mesmo teste.

O ensaio.O Latin NCAP usa dois tipos de “dummies” (bonecos) para os testes. Um simula uma criança de 18 meses sentada numa cadeirinha infantil virada para trás (posição recomendada pelo órgão) e outro, uma com três anos de idade, posicionada em assento infantil. Os bonecos são recheados de sensores que medem a força do impacto pela aceleração causada pela batida. Além disso, a classificação leva em conta a presença de dispositivos de segurança, como assentos infantis embutidos nos bancos traseiros e fixação Isofix para cadeirinhas.


As notas mais altas vão para os veículos que proporcionarem menor movimentação no boneco e não permitirem que os “dummies” sejam ejetados de suas posições.

No teste, apenas 40% da dianteira do carro se choca de frente contra uma barreira deformável. O objetivo é simular colisão contra um veículo vindo no sentido contrário da via.

Fora do Brasil.Na Europa, o padrão dos “dummies” infantis mudou neste ano. Agora, são usados dois bonecos, que representam duas crianças, – com seis e dez anos de idade -, atados ao cinto do carro e usando assentos especiais indicados para cada idade. Itens como aviso para utilização de cinto para os ocupantes do banco de trás ajudam a aumentar a pontuação.


Por enquanto, os testes realizados pelo Latin NCAP na América Latina contemplam apenas impactos frontais, enquanto a Europa realiza ensaios com batidas laterais e traseiras, além de testar os bancos de cada carro.

Deixe sua opinião