Primeira Classe

Aviões da Honda, Ford, Fiat…

Você sabia que diversas montadoras produzem ou já produziram aviões?

Rafaela Borges

19 de out, 2017 · 5 minutos de leitura.

hondajet aviões" >
Aviões
Crédito: Jato de pequeno porte mais rápido do mundo, HondaJet está à venda no Brasil (Foto: Honda)

Honda, Ford, Fiat, Saab, BMW, Rolls-Royce. Algumas montadoras gostam de se aventurar no território de outras máquinas. Nessa caso, mais precisamente da aviação. Há casos até de fabricantes de carros que produzem, ou já produziram, aviões.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

Você sabia que Henry Ford, fundador da Ford, foi um dos pioneiros da aviação? Ele financiou o desenvolvimento, em 1909, do Ford-Van Auken. O monoplano foi um dos primeiros aviões do mundo. Ele usava uma versão do motor do Ford T.

Publicidade


A marca continuou sua aventura no mundo da aviação. O destaque de sua atuação aeronáutica foi o Ford Trimotor, de 1926. O avião de três motores levava dez passageiros, atingia 240 km/h e tinha autonomia para percorrer 1.000 km. Ele teve cerca de 200 unidades vendidas.

Já a aventura da Fiat no mundo da aviação foi voltada para modelos militares. A empresa do grupo especializada em aviões, a Fiat Aviazone, foi fundada em 1908 e extinta em 1969.

Ela começou a fazer sucesso após a Primeira Guerra Mundial, quando começou a comprar várias fabricantes de pequenos portes. O auge, no entanto, veio após a Segunda Guerra.


 

aviões: ford trimotor
Ford Trimotor (Foto: eaa.org)

 


O avião mais importante da Fiat Aviazone foi o G.91, de 1958. O caça-bombardeiro foi adquirido por forças aéreas de diversos países, como Alemanha e Portugal.

A Saab, fabricante de carros que foi à falência em 2011 e já pertenceu à GM, começou sua história no setor de aviões. A empresa de aviação, aliás, sobreviveu firme e forte à derrocada da montadora de automóveis.

Foi da Saab, especializada em caças, que o Brasil adquiriu os modelos Gripen NG. Eles vão substituir, a partir de 2019, 36 aeronaves da frota atual da Força Aérea Brasileira (FAB).


TEMPOS ATUAIS: O HONDAJET

Em 2014, a Honda anunciou o lançamento daquele que chegou para ser o avião de pequeno porte mais rápido do mundo. Trata-se do HondaJet, que também promete alcançar a maior altitude da categoria e ser o tecnologicamente mais avançado.

Com 13 metros de comprimento e 12 m de envergadura, o HondaJet atinge 778 km/h e tem autonomia para voar 2.185 km.


Recentemente, o modelo recebeu certificado da ANAC, e está à venda no Brasil. Sua representante oficial por aqui é a Líder Aviação.

 

Aviões: HondaJet


 

PARCERIAS BEM SUCEDIDAS

Mercedes-Benz e BMW estão entre as marcas que já fizeram parcerias para preparar o interior de aeronaves. No caso da BMW, a colaboração foi com a brasileira Embraer.


Em 2010, BMW e Embraer anunciaram que a empresa alemã seria responsável pelo interior dos jatos Phenom 100 e Phenom 300. O primeiro jato está à venda, atualmente, com preço inicial a partir de US$ 4,5 milhões (aproximadamente).

Já o Phenom 300, que leva de sete a dez passageiros, dependendo da configuração, parte de US$ 8,9 milhões. No caso do configurado pela BMW, a capacidade era para oito pessoas.

Foram usados, na linha Phenom, detalhes que remetem à geração anterior do Série 5. Entre eles, estão a textura e o tipo de revestimento (em sete opções), os cromados, as telas sensíveis ao toque e o sistema de som.


A Rolls-Royce, por sua vez, tem uma divisão aeronáutica. Trata-se de uma das mais importantes fabricantes de turbinas de aeronaves do mundo.

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS CAROS DO MUNDO

 


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.