Primeira Classe

Conheça o iate da Porsche, que custará R$ 52 milhões

Iate da Porsche será apresentado na semana que vem, durante o salão de barcos de Mônaco

Rafaela Borges

21 de set, 2017 · 5 minutos de leitura.

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Iate da Porsche
Crédito: Barco de luxo é feito em parceria com a construtora de iates Dynamiq (Fotos: Dynamiq)

A Porsche está entrando na onda das montadoras que se associam a fabricantes de barcos para construir produtos náuticos luxuosos e exclusivos. A marca lançará em breve o GTT 115. O iate da Porsche foi criado pelo estúdio de design da marca alemã em parceria com Dynamiq, construtora de superiates sediada Mônaco.

Não é à toa, portanto, que a apresentação do produto ocorrerá no “boat show” (salão de barcos) de Mônaco. O evento começa no dia 27 de setembro.

Desvendando o nome, GTT é a sigla para Gran Turismo Transatlântico. Gran Turismo é um tipo de carro luxuoso com alto desempenho. Na linha Porsche, o Panamera cumpre essa missão.

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Já “115” é em referência ao tamanho do barco, de 115 pés. A medida, usada na indústria náutica para classificar os barcos, é equivalente a 35 metros.

A embarcação tem capacidade para acomodar doze pessoas. A configuração normal as divide em seis passageiros (em três quartos) e outros seis tripulantes (também em três dormitórios).

Nova tendência da Porsche, inaugurada com o 918 Spyder, o motor é híbrido. O a combustão é um V12 com 1.650 cv. Ele é combinado a um elétrico. Com esse conjunto, o GT 115 atinge 21 nós, ou 39 km/h, de velocidade máxima.


Mais que a agilidade, o que impressiona é a autonomia. A cada reabastecimento, o GT 115 é capaz de percorrer 3.400 milhas náuticas. Esse número é equivalente a 6.300 quilômetros.

Para comparação, a distância entre o Rio de Janeiro e Cidade do Cabo, na África do Sul, é de 6.080 km. De Nova York a Londres, são 6.200 km.

Ou seja: é um iate para desfrutar viagens transatlânticas inesquecíveis.


 

DETALHES: O PAPEL DA PORSCHE NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O interior do GT 115 usa texturas e materiais típicos dos carros da Porsche. Evidentemente, ele pode ser configurado pelo “freguês”, mas sempre obedecendo aos padrões estipulados pela fabricante de carros alemã.


Já o design internos, segundo a Porsche e a Dynamiq, traz vários elementos de carros da montadora alemã. Entre eles estão o 911 e os modelos Targa. Trata-se de um tipo de conversível em que o teto é removível, mas as colunas são fixas.

Há ainda elementos visuais do Mission E, o primeiro carro 100% elétrico da Porsche. Seu protótipo foi revelado no Salão de Frankfurt (Alemanha) de 2015. A versão final, prevista para 2019, deverá entregar mais de 500 km de autonomia.

O barco traz ainda uma enorme sala de convivência e um deck com direito à piscina.


Ah, faltou o preço, né? São 13,95 milhões de euros, que equivalem a R$ 52,3 milhões. Além disso, o iate é super limitado: apenas sete unidades.

Porém, a marca se propõe a produzir alguns exemplares a mais. Porém, sem o motor elétrico. Nesse caso, haverá apenas o a combustão.

 


GALERIA: OS DETALHES DO GTT 115

 

O preço cai para 11,9 milhões de euros, ou R$ 44,6 milhões. A espera, porém, é longa. A construção leva 15 meses.
Os modelos híbridos estão em fase final de produção em uma fábrica na Itália.


Além da Porsche, outras montadoras já se aventuraram no mundo náutico. Exemplos são a Bugatti e a Mercedes, que fez parceria para criar lanchas de off-shore.

 

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