Primeira Classe

Em Interlagos, invasão foi planejada. Niki Lauda curtiu isso

Ex-piloto e dirigente da Mercedes, o austríaco posou para foto com alicate que teria sido usado para ajudar a quebrar o alambrado. Entenda o caso

Rafaela Borges

11 de nov, 2014 · 7 minutos de leitura.

Em Interlagos, invasão foi planejada. Niki Lauda curtiu isso
Crédito: Ex-piloto e dirigente da Mercedes, o austríaco posou para foto com alicate que teria sido usado para ajudar a quebrar o alambrado. Entenda o caso

Niki Lauda segura o alicate que teria sido usado para ajudar a quebrar o alambrado (Foto: Instagram de @jhesouza)

Eu estava escutando o hino da Alemanha tocar em homenagem a Nico Rosberg, no domingo, durante a cerimônia do pódio do GP do Brasil de Fórmula 1, quando comecei a ouvir o canto: "Olê, olê, olê, olá, Massa, Massa". Ali no pit lane, diante do pódio, eu virei a cabeça e o que vi atrás da grade que separa a área dos boxes da pista me deixou emocionada: uma multidão havia invadido a reta principal para saudar Felipe Massa.

(Veja mais imagens dos bastidores do GP no Instagram: @blogprimeiraclasse)

Publicidade


Estive em Interlagos para assistir à Fórmula 1 pela primeira vez em 2005. Desde então, só deixei de ir ao autódromo para ver a corrida em duas ocasiões, 2009 e 2010. Jamais, em oito vezes, tinha presenciado algo parecido, uma interação rara entre público e categoria que só se vê em corridas como Monza, na Itália.

Leia mais:

- Curtinhas e fotos do sábado em Interlagos


- Senna ganha quadro feito de jeans

- O dia a dia dos pilotos de F1 em São Paulo 

Público na pista para assistir à cerimônia do pódio (Foto: Sebastião Moreira/EFE)

No ano passado, quando tirou o capacete na volta de retorno ao box, após sua última corrida de Fórmula 1, em Interlagos, Mark Webber chamou a atenção para o fato de que, na Fórmula 1, há pouca conexão com os fãs justamente por os pilotos desempenharem a atividade profissional de capacete.


O pódio é o grande momento para ocorrer esse tipo de interação, mas na maioria dos circuitos, a maior parte do público não pode ver a cerimônia. Daí a comoção da cena de domingo. Aquela invasão foi um deleite não só para os aficionados por F-1 que em Interlagos estavam, mas também para os pilotos, especialmente Felipe Massa, inegavelmente comovido com as manifestações de carinho.

A multidão visualizada por mim atrás da grade entre o pit lane e a pista (Foto: Rafaela Borges)

Pois bem. Passada a corrida, cheguei em casa e passei a ver, no Instagram, fotos da tal invasão. Notei que muitas tinham as hashtags "FoiPlanejado" e "InvasaoF12014". Por meio delas, cheguei ao perfil de vários usuários, inclusive um feito para planejar a invasão.

Entre as imagens, uma era do perfil @jhesouza, de um usuário que se identifica como Jefferson Souza. Uma das fotos mostrava Souza de costas, com a multidão atrás de si, segurando um alicate na mão.


Rafaella, Titônio e Felipinho, respectivamente esposa, pai e filho do homenageado Felipe Massa, interagem com o público que foi saudar o piloto (Foto: Clayton de Souza/Estadão)

Em outra imagem de @jhesouza, é Niki Lauda, sorridente, que aparece com o alicate na mão. Já haviam surgido imagens do ex-piloto austríaco e dirigente da Mercedes saudando a multidão. Lauda estava fazendo uma gravação para uma rede de TV da Europa quando viu o alicate. Logo quis saber o que era.

Não é à toa que um dos gritos da multidão, além da saudação à Massa, era "Niki Lauda".

Nesta terça-feira, o blog do Victor Martins, do site Grande Prêmio, explicou essa história e, pelo que entendi, falou com Jefferson Souza. A invasão teria sido planejada por Whatts App e outras redes sociais e o alicate, usado ajudar para romper a grade entre a arquibancada A e a pista (leia aqui).


Jefferson Souza mostra o alicate (Foto: instagram de @jhesouza)

Souza, aliás, teria pedido desculpas por danificar um patrimônio, mas justificou o "vandalismo" com o desejo de ver as coisas mudarem em Interlagos - uma vez que os organizadores do "movimento" de invasão teriam entrada em contato com o autódromo para fazer isso de maneira lícita. Receberam a resposta de que não havia segurança em Interlagos para permitir a ocupação da pista.

Quando os primeiros invasores foram à pista, seguranças do autódromo tentaram barrá-los. Porém, não conseguiram conter toda a multidão e, por fim, desistiram. O resultado é que que foi mostrado na TV Globo.

Seguranças tentaram conter multidão. Sem sucesso (Foto: Bosco Marin/EFE)
O momento em que o público da arquibancada A iniciou a invasão à pista (Foto: Sergio Castro/Estadão)

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.