Primeira Classe

A briga de carros que está pegando fogo

Primeira quinzena de abril mostra empate técnico entre o novo Cronos e o Virtus, em uma das batalhas mais legais do ano

Rafaela Borges

18 de abr, 2018 · 6 minutos de leitura.

Novo Cronos" >
Novo Cronos
Crédito: Em abril, sedã da Fiat conseguiu equilibrar o jogo com o Volkswagen Virtus (Foto: Rafael Arbex/Estadão)

As estreias do novo Cronos e do Virtus (que chegou um mês antes) podem ser consideradas bem sucedidas, por um lado. Em outro ângulo, nem tanto (por causa do Prisma, algo que você entenderá melhor abaixo).

LEIA TAMBÉM

Fato, porém, é que o novo Cronos e o Virtus começam agora a desempenhar o papel que se esperava deles. Qual? Uma grande rivalidade no ranking de vendas.

Publicidade


A primeira quinzena de abril mostra a batalha entre Cronos e Virtus começou a pegar fogo. E de maneira mais intensa do que parece estar ocorrendo com seus irmãos hatches, Argo e Polo (entenda aqui).

 

CONFIRA O PERFIL DA AUTORA DO BLOG NO INSTAGRAM


 

O primeiro mês de vendas do Fiat, março, deixou algumas dúvidas. O novo Cronos havia registrado apenas 1.579 unidades comercializadas. Enquanto isso, o Virtus teve 3.059 emplacamentos.

 


VEJA TAMBÉM: OS CARROS QUE COMBINAM COM SEU SIGNO

 

O novo Cronos, porém, vinha em desvantagem. Como o novo Virtus estreara antes, já trazia emplacamentos provenientes de vendas registradas no mês anterior.


Agora, o jogo ficou igual para todos. E o que aconteceu? Praticamente um empate técnico.

De 1º a 15 de abril, o novo Virtus registrou 1.691 emplacamentos. Com isso, foi o 20º carro mais vendido do Brasil.

O novo Cronos, por sua vez, teve 1.636 exemplares vendidos. No ranking de emplacamentos, ficou com a 21ª posição.


A diferença de apenas 55 unidades deixa claro: ao final de abril, a dianteira da briga pode ficar com qualquer um dos dois novatos.

NOVO CRONOS E VIRTUS ESTÃO INDO BEM?

Aqui, inicialmente é preciso fazer um parêntese. Cronos e Virtus concorrem para cativar um público semelhante. Algumas versões são bastante equivalentes, e inclusive já protagonizaram um comparativo no Jornal do Carro (que o VW venceu).

No entanto, o novo Cronos é mais barato. Ele parte de R$ 53.990. O Virtus começa em R$ 59.990. A favor do VW como argumento de vendas há o fato de que ele é um pouco maior que o Fiat.


Em uma primeira leitura, os dois estão sim indo bem. Afinal, na primeira quinzena de abril, já deixaram a maioria para trás. Isso tanto entre os sedãs mais populares, com versões 1.0, quanto entre os compactos “premium”.

Mesmo tendo versões 1.0 (mais baratas), HB20S e Voyage ficaram para trás. As vendas do sedã VW de entrada, inclusive, despencaram após a chegada do Virtus.

Também não estão conseguindo fazer frente aos dois novatos carros que são rivais mais diretos de ambos, por não terem versões 1.0 (como eles). City e Cobalt não conseguiram passar das 700 unidades na primeira quinzena. O Etios também ficou atrás do novo Cronos e do Virtus.


AQUELE QUE NÃO SE ABALA

Por outro lado, houve um sedã que não sofreu nadinha com a chegada de Cronos e Virtus. Trata-se do três-volumes compacto mais vendido do Brasil, o Prisma.

Em março, enquanto o Onix perdeu espaço (em parte, por causa adequação de sua fábrica para receber novos produtos), o Prisma avançou. O sedã foi o quarto carro mais vendido do País no mês passado.

Em abril, o Prisma vem repetindo o bom desempenho. Novamente, é o quarto carro mais vendido do País. Até agora, registrou 3.293 emplacamentos.


O Prisma tem versão 1.0, mais barata. Ter vantagem, portanto, é algo esperado. Não se abalar com a chegada dos novatos, porém, surpreende. Os demais sedãs 1.0 perderam espaço. O Chevrolet, não.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.