Primeira Classe

Restaurante brasileiro tem ‘Porsche’ pendurado na parede

No DAS, em Salvador, decoração é inspirada no mundo das competições. Veja foto

Rafaela Borges

27 de abr, 2017 · 5 minutos de leitura.

Réplica do Porsche 550 Spyder no restaurante DAS, em Salvador" >

Crédito: (Foto: Rafaela Borges/Estadão)

Um dos lugares mais legais para passear em Salvador é a Bahia Marina, no bairro do Comércio, próximo aos pontos mais importantes da cidade – como o Pelourinho e o Mercado Modelo. De lá, as pessoas saem para passeios de barco – há vários marinheiros que fazem o aluguel na hora, individual ou para grupos. Além disso, há diversos restaurantes badalados da capital baiana, como o japonês Soho e o contemporâneo Lafayette – ambos com vista direta para a marina.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

Atrás deles, mas também com vista para a marina, está o DAS, o único que não fecha no intervalo entre almoço e jantar nem mesmo nos dias de semana – bom para quem quer fazer aqueles almoços longos, que terminam ao pôr do sol. Porém, mais que isso, o local tem um grande apelo para quem é fã de automóveis: sua decoração é toda inspirada no mundo do automobilismo.

Publicidade


Há quadros e outros objetos ligados ao mundo da competição, mas o que mais chama a atenção é um Porsche pendurado na parede. E não um Porsche qualquer: um 550 Spyder, que está entre os mais icônicos modelos do mundo da competição automobilística.

 

O salão principal do restaurante, com quadros e objetos do mundo da competição de carros (Fotos: DAS)

O salão principal do restaurante, com quadros e objetos do mundo da competição de carros (Fotos: DAS)

 

O Chamonix 550S Spider no salão do restaurante
O Chamonix 550S Spider no salão do restaurante

 


O modelo, na verdade, não é um Porsche de verdade. Trata-se de uma réplica feita pela Chamonix, chamada de 550S Spider. A Chamonix é uma marca brasileira que construiu famosos modelos fora de série.

O Porsche 550 Spyder, além da grande história nas pistas, ficou famoso por um fato triste: foi a bordo desse modelo que o ator americano James Dean sofreu o acidente no qual faleceu.

De acordo com o proprietário do Das, Leonardo Santos, não se trata de uma réplica da carroceria. O carro é um Chamonix 550S Spider de verdade, que chegou rodando ao restaurante. “O objetivo é marcar o restaurante para o mundo por meio das lentes dos clientes que fotografam o carro.”


A inspiração automobilística veio da história da família. Leonardo e sua família são entusiastas e participantes de rallys e outras competições de carros.

 

Na varanda, vista para a Bahia Marina

Na varanda, vista para a Bahia Marina

 

De acordo com um funcionário com o qual conversei no dia em que estive no restaurante, a tradição nasceu com o pai de Leonardo, Wilson, que era piloto.

 


O pôr do sol na Bahia Marina (Foto: Rafaela Borges/Estadão)
O pôr do sol na Bahia Marina (Foto: Rafaela Borges/Estadão)

 

Restaurante. Além da tradição automobilística, o DAS é um restaurante bem legal, com bons drinques e uma varanda com vista para os barcos da marina.


A gastronomia é mediterrânea. No dia em que estive lá, comemos diversas entradas, que são ótimos. Escolhemos “Polvo a La Plancha”, “Lula com Nirá”, queijo brie grelhado e burrata com presunto de Parma.

Destaques do cardápio são os frutos do mar
Destaques do cardápio são os frutos do mar

 


Como na maior parte dos restaurantes de Salvador, as atrações dos pratos são os frutos do mar, mas há também boa variedade de carpaccios e peixes. O restaurante também serve massas e carnes.

 

GALERIA: CARROS FORA DE SÉRIE NACIONAIS


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.