Primeira Classe

Um carro que é a cara da ‘Sessão da Tarde’

Recebi do amigo Ricardo Teixeira fotos de uma perua dos anos 80, estacionada em uma típica rua americana, dessas que... leia mais

Rafaela Borges

25 de abr, 2017 · 4 minutos de leitura.

Chevrolet Caprice Estate" >

Crédito: (Fotos: Ricardo Teixeira)

Recebi do amigo Ricardo Teixeira fotos de uma perua dos anos 80, estacionada em uma típica rua americana, dessas que a gente vê em filmes, em Boston. O Marcos Rozen, do Museu da Imprensa Automotiva, logo reconheceu o modelo e me contou qual era: uma Caprice Estate, da Chevrolet, feita no fim dos anos 80.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

Postei as fotos dessa Caprice no Instagram do blog e o @fabio_reato_chede fez o comentário que inspirou esse post: “Sensacional. Tem uma carra de filme da ‘Sessão da Tarde’ (da TV Globo). Bons tempos.”

Publicidade


E tem mesmo, não é? Quem foi criança e adolescente nos anos 80 e 90, e passou muitas tardes daqueles bons tempos assistindo as inúmeras reprises de filmes americanos que são típicos da sessão vespertina da Globo, provavelmente também fará essa associação.

Quem se lembra de dar aquele fugidinha dos estudos e das tarefas da escola para assistir “A Lagoa Azul”, “Curtindo a Vida Adoidado”, “Os Goonies” e outros dramas, romances e comédias familiares? Tinha alguns filmes de ação também.

Um dos meus preferidos era “Admiradora Secreta”, com todos os ingredientes de filmes da “Sessão da Tarde” na época: adolescentes, colégio, romances complicados e aquelas roupas e cabelos que são um símbolo dos anos 80.


Chevrolet Caprice Estate do fim dos anos 80
Modelo tem oito lugares

 

Ali, havia também algumas peruas, dos pais de Toni, Michael e Debbie, mas usadas também pelos três adolescentes em seus joguinhos quase infantis de sedução e tentativas frustradas de namoro.


A Caprice Estate é a “cara” desses carros. Ela não está em “Admiradora Secreta”, de 1985, mas o filme tem outras peruas no mesmo estilo, como uma Pontiac Catalina e uma Chevrolet Impala – sem contar um belo conversível Alfa Romeo Spider Veloce que, para mim, é o automóvel mais legal do filme.

Um pouco de história. A perua Caprice das fotos é da terceira geração, feita entre 1976 e 1989. O exemplar é um dos últimos daquela geração, representante da “leva” de modelos reestilizados em 1986 – e lançados como linha 1987.

Chevrolet Caprice Estate do fim dos anos 80


A perua tem espaço para levar oito pessoas e transmissão automática de quatro marchas. Há alguns itens que eram luxo para aquela época, como retrovisores externos com acionamento elétrico, rádio AM/FM e faróis automáticos.

A linha de motores incluía unidades V6 e V8, com potências a partir de 170 cv.

Entre os clássicos da “Sessão da Tarde” dos anos 80 em que a Caprice Estate apareceu está “Nascido em Quatro de Julho”, drama de 1989 com Tom Cruise. A versão, porém, era da geração anterior à do exemplar das fotos.


 

GALERIA: ITENS DOS CARROS DE LUXO NOS ANOS 80

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.