O ano de 2018 foi muito bom para Fiat Chrysler Automobiles nos EUA. No ano passado, o grupo vendeu 2,24 milhões de veículos, um aumento de 8,5% em relação a 2017. Este aumento foi impulsionado principalmente pelas vendas de veículos Jeep e Ram . Empurrando a FCA para registrar uma participação de mercado de veículos leves de 13% no ano, 1% mais que antes.
A FCA vendeu mais até que a Ford em setembro de 2018, algoo que não acontecia nos últimos 11 anos. Um dos destaques foi o Dodge Challenger, que estabeleceu um recorde de vendas nos EUA em 2018, indo parar em 66.716 garagens .
Com esse forte desempenho de vendas da marca, a FCA anunciou que concederá uma média de US$ 6 mil (cerca de R$ 22 mil) de bônus a seus funcionários nos EUA como parte do Acordo de Negociação Coletiva FCA US LLC-UAW de 2015.
Aproximadamente 44.000 funcionários receberão o pagamento. Em comparação, a Daimler anunciou que vai dar um bônus de US$ 5.640 aos seus trabalhadores na Alemanha.
Veja mais: Carros iguais, marcas diferentes
1/10
LANCIA MUSA
Está reconhecendo o monovolume da foto? Pois está é a Lancia Musa, a versão da Lancia para a conhecida Fiat Idea. Ela era bem mais luxuosa e tinha alguns retoques visuais em relação ao modelo que conhecemos. Por dentro, tinha veludo e direito a couro creme nos bancos. Que tal?
2/10
FIAT IDEA
A Fiat Idea europeia, aliás, era um bocado diferente da brasileira. Embora o visual fosse parecido, a plataforma era diferente e o interior também. O modelo europeu tinha alavanca de câmbio elevada e mostradores no centro do painel, por exemplo. Aqui, base e interior eram do Palio.
3/10
LINCOLN MKX
A primeira geração do MKX era nada mais que uma versão redesenhada do Ford Edge. Motores e câmbio eram os mesmos, mas o Lincoln tinha um visual mais "clássico", por assim dizer.
4/10
CITROËN C1
A PSA e a Toyota se uniram para criar modelos de entrada para todas as marcas. Daí nasceram os Citroën C1, Peugeot 108 e Toyota Aygo. Todos compartilhavam a base mecânica da Toyota, mas tinham particularidades visuais.
5/10
TOYOTA AYGO
Recentemente a parceria terminou para os compactos. As marcas vão continuar trabalhando juntas, mas em modelos comerciais daqui para frente.
7/10
OPEL INSIGNIA
Remanescente dos tempos que a Opel era da GM, a americana Buick começou a colocar seus emblemas no Insignia europeu e vendê-lo como Buick Regal nos Estados Unidos.
8/10
BUICK REGAL
Até a versão perua foi levada, assim como para a Austrália, onde ganhou emblemas da Holden. No entanto, a compra da Opel pela PSA deve mudar o futuro desses modelos.
9/10
SKODA CITIGO
Bem conhecido dos brasileiros, o VW Up! também rendeu "filhotes" na Europa. Skoda e Seat, ambas do grupo VW, fizeram suas versões para o carrinho. Da Tchéquia, a Skoda fez o Citigo, com o mesmo motor 1.0 de três cilindros.
10/10
SEAT MII
Já os espanhóis fizeram o Mii, também com a mesma base mecânica.