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FCA americana vai pagar R$ 22 mil de bônus para funcionários
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FCA americana vai pagar R$ 22 mil de bônus para funcionários

Aproximadamente 44.000 funcionários do grupo vão receber o pagamento em 8 de março de 2019, referente ao ótimo ano de 2018

Redação

11 de fev, 2019 · 2 minutos de leitura.

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bônus Jeep Gladiator
Derivada do Jeep Wrangler, picape Gladiator tem motor 3.6 V6 e vasta lista de assistências ao motorista
Crédito:Jeep/Divulgação

O ano de 2018 foi muito bom para Fiat Chrysler Automobiles nos EUA. No ano passado, o grupo vendeu 2,24 milhões de veículos, um aumento de 8,5% em relação a 2017. Este aumento foi impulsionado principalmente pelas vendas de veículos Jeep e Ram . Empurrando a FCA para registrar uma participação de mercado de veículos leves de 13% no ano, 1% mais que antes.

A FCA vendeu mais até que a Ford em setembro de 2018, algoo que não acontecia nos últimos 11 anos. Um dos destaques foi o Dodge Challenger, que estabeleceu um recorde de vendas nos EUA em 2018, indo parar em 66.716 garagens .

Com esse forte desempenho de vendas da marca, a FCA anunciou que concederá uma média de US$ 6 mil (cerca de R$ 22 mil) de bônus a seus funcionários nos EUA como parte do Acordo de Negociação Coletiva FCA US LLC-UAW de 2015.

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Aproximadamente 44.000 funcionários receberão o pagamento. Em comparação, a Daimler anunciou que vai dar um bônus de US$ 5.640 aos seus trabalhadores na Alemanha.

Veja mais: Carros iguais, marcas diferentes

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.