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Jeep Renegade dará origem a SUV com a marca Alfa Romeo
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Jeep Renegade dará origem a SUV com a marca Alfa Romeo

Novo SUV compacto feito sobre a plataforma do Renegade será revelado pela Alfa Romeo no Salão de Genebra

Redação

21 de fev, 2019 · 2 minutos de leitura.

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Com o Stelvio, a Alfa Romeo mandou bem entre os SUVs
Crédito:Crédito: Alfa Romeo/Divulgação

Os cobiçados SUVs se tornaram verdadeiras locomotivas de vendas das montadoras, da Ford à Porsche. A italiana Alfa Romeo sentiu isso na pele no ano passado. Sua estreia no segmento, com o Stelvio, foi um sucesso. Animada, a marca tem investido na ampliação de sua linha de utilitários, com dois novos modelos no forno. Um deles será um SUV compacto derivado do Jeep Renegade.

A novidade está prestes a ser revelada. De acordo com o site Autoblog.gr, o jipinho será apresentado no Salão de Genebra (Suíça), que abre as portas para a imprensa no dia 5 de março.

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Inicialmente, a Alfa Romeo pensou em usar uma versão reduzida da plataforma do próprio Stelvio, com tração traseira. Talvez tenha mudado de ideia por questões financeiras. A opção pela base do Renegade – a Jeep e Alfa Romeo são marcas do grupo FCA – se mostrou mais viável.

Alfa Romeo terá dois novos SUVs

O novo SUV será produzido na Itália e comercializado nos mercados europeu e norte-americano. Especula-se que será batizado de Kamal.

O outro utilitário em fase de gestação pela marca italiana terá grande porte. Ficará posicionado no topo da gama, acima do Stevio, e poderá receber o nome de Castello. Não se sabe quando esse modelo será apresentado.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.