A General Motors (GM) vai investir R$ 10 bilhões em suas fábricas no Estado de São Paulo. O valor será aplicado nas plantas de São José dos Campos e São Caetano do Sul entre 2020 e 2024.
Vídeo da semana: Teste do novo Mercedes-AMG C 63 S, o ‘monstro’ do dia a dia
Segundo informações da GM e a InvesteSP, órgão do governo paulista que cuida de investimentos no Estado, isso vai preservar 15 mil empregos na unidade da federação. Além disso, criará outros 1.200 – sendo 400 diretos e 800 indiretos.
Os investimentos têm como objetivo colocar em produção a nova geração de compactos da Chevrolet. Os próximos Prisma e Onix serão feitos em São Caetano do Sul – atualmente, saem da planta de Gravataí, que continuará fabricando o Onix Joy.
Também serão produzidos em São Caetano um inédito SUV compacto, a ser feito sobre a base do Onix, e a nova geração da minivan Spin. A fábrica produzirá ainda novos motores de três cilindros turboalimentados.
Em São José dos Campos, o investimento será aplicado na nova geração da picape S10 e também em um SUV baseado na picape, mas não necessariamente um novo Trailblazer, conforme antecipou a Automotive Business.
Programa de incentivos do governo foi chave para a GM
O anúncio da GM veio na sequência da confirmação do IncentivAuto. O programa foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo para, basicamente, dar descontos de até 25% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
As duas principais medidas para receber o incentivo e ser aceito no programa são injetar, no mínimo, R$ 1 bilhão no Estado e gerar ao menos 400 novos postos de trabalho.
Todo o investimento deverá ser feito no Estado. Entre os critérios, poderão ser aceitas propostas de novas fábricas, novas unidades de produção, novos produtos e expansão de plantas industriais já instaladas.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube:
BÔNUS: 2019 será um novo ano dos SUVs