A Jaguar irá finalmente lançar um SUV de maior porte para concorrer com os topo de linha de Audi, BMW e Mercedes-Benz. O Jaguar J-Pace deverá, no entanto, ter na mira o Porsche Cayenne, com foco no comportamento dinâmico e desempenho. O J-Pace deve chegar às ruas em 2021.
- INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
O modelo vem sendo especulado há anos, mas até então pensava-se que o J-Pace seria uma “versão SUV” do XJ. Agora, informações mais recentes apontam que o utilitário terá 4,9 metros de comprimento. O tamanho o coloca parelho a modelos como Mercedes-Benz GLE e BMW X5, além do Cayenne.
A maior novidade estará sob o capô. O J-Pace deverá usar um seis cilindros da família Ingenium para impulsionar as rodas dianteiras e um motor elétrico para as traseiras. O arranjo vai eliminar o túnel central e liberar mais espaço interno. Outras versões menos potentes, com motores a gasolina de quatro cilindros, ainda deverão ser confirmadas.
J-Pace terá plataforma inédita
Segundo a revista inglesa Autocar, as variantes equipadas apenas com motores a gasolina ou diesel terão somente tração em duas rodas. A Jaguar ainda não confirma, mas o mais provável é que esses J-Pace tenham tração traseira. O modelo será o primeiro carro da marca a usar a plataforma MLA, modular. A nova base prevê carros com tração traseira ou integral.
A nova plataforma, aliás, terá três variações baseadas na altura do veículo. O J-Pace usará a configuração intermediária, enquanto os futuros Range Rover e o Defender usarão a versão mais alta. As próximas gerações de F-Pace e Range Rover Velar usarão outra plataforma a PLA, de menor porte.
O J-Pace deverá definir os novos rumos visuais da Jaguar. O F-Pace deverá chegar em seguida, em 2022, com linhas inspiradas no modelo maior. Os preços deverão ficar na casa dos US$ 90 mil nos Estados Unidos, pouco abaixo dos Range Rover Vogue de entrada.
Vídeo da semana: Testamos o novo Mercedes-AMG C 63 S