Você está lendo...
Ford assina acordo com funcionários para fechamento da fábrica
Mercado

Ford assina acordo com funcionários para fechamento da fábrica

Acordo da Ford tem plano de demissão incentivada, requalificação profissional e apoio psicológico na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

Redação

01 de mai, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

ford
FÁBRICA DA FORD EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)
Crédito:GABRIELA BILÓ/ESTADÃO

A Ford anunciou o fechamento de um acordo com o Sindicado dos Metarlúgicos do ABC e com os funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O acordo é causado pelo anúncio da Ford do fechamento da fábrica de caminhões no ABC.

Vídeo da semana: Histórias sobre Senna que você nunca ouviu antes

Publicidade


Segundo o comunicado, o acordo contempla um Plano de Demissão Incentivada (PDI), uma espécie de indenização, já que a fábrica será fechada, apoio psicológico e programa de requalificação profissional com cursos realizados em parceria com o sindicato.

Há ainda a possibilidade de antecipar o encerramento das atividades da linha de produção. Isso está condicionado a uma negociação com um potencial comprador do complexo onde fica a fábrica da Ford. O Grupo CAOA confirmou que negocia a compra da fábrica, mas não entra em detalhes sobre o negócio.

“A compensação financeira oferecida pela Ford será definida com base na combinação de condições empregatícias (mensalistas e horistas), tempo de trabalho e eventual contratação do funcionário por um potencial comprador da unidade de São Bernardo do Campo.”, dizia o comunicado.


Além do fim da produção de caminhões, a fábrica da Ford deixou de fazer também o Fiesta, que saía da planta em São Bernardo do Campo. Isso faz parte da estratégia de focar esforços em produtos que sejam mais rentáveis, como os SUVs e picapes. Por isso a marca do oval azul também encerrou a produção do Focus, em Pacheco, na Argentina.

USADOS POR ATÉ R$ 100 MIL

Acordo com o Grupo CAOA

O grupo capitaneado por Carlos Alberto de Oliveira Andrade já teria um acordo com a Ford não apenas pelo complexo, mas para continuar a produzir os caminhões sob licença da marca americana. O grupo Caoa tem laços fortes com a Ford, já que é concessionário de carros da marca.


A confirmar a negociação, o grupo se torna proprietário de três fábricas no País: além da do ABC, já tem as plantas de Anápolis (GO), que produz produtos da Hyundai, como o Tucson e o ix35, da Caoa Chery, como os Tiggo 5x e Tiggo 7. E a de Jacareí, que pertencia originalmente à Chery, e produz o compacto QQ, Tiggo 2 e Arrizo.

Deixe sua opinião