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Porsche Taycan já tem 30 mil reservas
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Porsche Taycan já tem 30 mil reservas

Alto interesse levou a marca a dobrar a estimativa de produção do Taycan no primeiro ano

Redação

31 de jul, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Mission E é o conceito do Taycan
Mission E é o conceito do Taycan
Crédito:Porsche/Divulgação

Carro que vai marcar a entrada da Porsche na era dos carros elétricos modernos, o Taycan já tem 30 mil reservas antes mesmo do lançamento. O modelo será apresentado no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro.

Já o início das vendas está programado para 2020. A expectativa é de que o Taycan venha também para o mercado brasileiro.

Para consolidar o interesse, os clientes tiveram de pagar um sinal de 2.500 euros. O valor equivale, em conversão direta, a pouco mais de R$ 11 mil.

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A Noruega é responsável por pelo menos 10% dessas reservas. Até o mês de junho, somente naquele pequeno mercado, 3 mil clientes já haviam efetuado a reserva.

Embora tenha um mercado de carros bastante pequeno, a Noruega tem os clientes mais engajados na eletrificação. Tanto que, no ano passado, o veículo mais vendido por lá foi o Nissan Leaf.

Porsche dobra produção do Taycan

O alto interesse fez a Porsche dobrar a meta de produção do esportivo para o primeiro ano. Antes, a perspectiva era fabricar 20 mil exemplares, número que foi elevado a 40 mil.


 

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Se as reservas do elétrico se concretizarem em vendas, ele pode brigar pelo posto de esportivo mais vendido da marca. Atualmente, essa posição é do 911, que teve cerca de 35 mil unidades vendidas em todo o mundo no ano passado.


O segundo colocado, 718 Boxster, somou cerca de 25 mil vendas. Fora do segmento de esportivos, Cayenne e Macan são os mais vendidos – no Brasil, o SUV menor lidera os emplacamentos da Porsche.

Estimativa de 600 cv

A Porsche, por ora, divulgou poucos detalhes técnicos sobre o Taycan. A reportagem do Jornal do Carro, no entanto, descobriu alguns segredos do esportivo elétrico.

 


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O esportivo é baseado no conceito Mission E, revelado em 2015, também no Salão de Frankfurt. O visual do carro será praticamente o mesmo do visto no protótipo.


O Porsche Taycan deverá ter 600 cv de potência e ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Não espere, no entanto, esportividade no som do motor. Propulsores elétricos são silenciosos. A Porsche não usará artifícios para simular ruído semelhante aos de modelos a combustão.

 

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.