Você está lendo...
Ram 2500 chega ao Brasil por R$ 289.990
Notícias

Ram 2500 chega ao Brasil por R$ 289.990

Primeiras unidades da Ram 2500 chegam ao Brasil por R$ 289.990 com motor 6,7 turbodiesel de 365 cv e 110 mkgf de torque

José Antonio Leme

15 de ago, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

ram 2500
RAM 2500 TEM 110 MKGF DE ETORQUE
Crédito:RAM/DIVULGAÇÃO

A nova geração da Ram 2500 chegou ao Brasil. O modelo já está sendo oferecido nas concessionárias com preço de R$ 289.990 apenas na versão Laramie. O modelo vem importado do México e chega em novembro em um lote pequeno de unidades.

Única representante do segmento de picapes grandes no País, a Ram 2500 chega equipada com motor seis-cilindros em linha de 6,7 litros, turbodiesel. Produzido pela Cummins, recebeu melhorias que elevaram a potência de 330 cv para 365 cv e o torque de 104 mkgf para 110,6 mkgf. O propulsor está 30 kg mais leve também.

Entre as melhorias aplicadas ao motor estão um turbo mais moderno de geometria variável e um novo coletor de escape, para lidar melhor com os gases que são reutilizados na alimentação da turbina. Todo o sistema de alimentação também foi alterado.

Publicidade


ram 2500
RAM/DIVULGAÇÃO
Mudanças da Ram 2500

Apesar de manter o porte bruto, o modelo vem com muitas coisas inéditas. Entre as novidades estão capô, faróis com luzes diurnas de LEDs, para-choques e para-lamas. A grade dianteira também mudou e agora tem aletas ativas, que abrem e fecham para controlar o fluxo de ar. As rodas de 18 polegadas têm novo desenho, bem como a tampa da caçamba.

Entre os itens de série da versão estão faróis Full-LED com farol alto automático, pedais com ajuste elétrico, painel de instrumentos com tela de TFT de 7 polegadas no centro e controle de velocidade de cruzeiro. São seis air bags.


ram 2500
RAM/DIVULGAÇÃO

Ela traz ainda câmera 360º, central multimídia com integração a Apple CarPlay e Android Auto e tela de 12 polegadas sensível ao toque com função de pinça para dar zoom. Sob os bancos traseiros há um espaço para cargas pequenas. Há alertas de ponto cego e tráfego traseiro cruzado

Os espelhos retrovisores externos agora são modulares. Eles podem ficar na vertical ou na horizontal com um ajuste manual. O sistema Rambox, que são caixas nas laterais acima dos para-lamas traseiros, integrados a carroceria, oferece 204 litros. A picape ganhou iluminação interna e tomada de 110V com um inversor de 400W, o que permite alimentar ferramentas de porte maior com o motor a diesel funcionando.


São sete cores disponíveis, sendo duas novas: azul patriot e marrom walnut. As outras cinco são a preta diamond, vermelha flame, branca pérola, granito crysyal e prata billet.

ram 2500
RAM/DIVULGAÇÃO


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.