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BMW vai mostrar novo X6 no Salão de Frankfurt
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BMW vai mostrar novo X6 no Salão de Frankfurt

Nova geração do X6 tem motores mais eficientes e até 3.0 a diesel com quatro turbos

Redação

27 de ago, 2019 · 3 minutos de leitura.

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X6 tem mudanças no visual comuns a nova geração do X5
Crédito:Foto: BMW/Divulgação
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A BMW vai apresentar a nova geração do X6 no próximo Salão de Frankfurt, que ocorre em novembro. O modelo adota as mesmas evoluções mostradas no último X5. O visual foi retocado e há mais itens de comodidade na cabine.

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O novo X6 cresceu. Agora são 4,93 m de comprimento, 2 metros de largura e 1,69 metro de altura. O entre-eixos é de 2,97 metros. Em comparação a geração anterior, ele ficou 26 mm mais comprido, 15 mm mais largo e 6 mm mais baixo. O entre-eixos cresceu 42 mm.

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A central multimídia tem tela de 12,3 polegadas, assim como o painel de instrumentos virtual. A cabine lembra bastante as de X5 e X7, cheia de tecnologia. O porta-malas tem 580 litros, mais pode chegar a 1.530 litros com os bancos rebatidos.


X6 tem cabine recheada

Por dentro, há ar-condicionado de quatro zonas, porta-copos que podem ser resfriados ou aquecidos, teto panorâmico com 15 mil pontos iluminados. Outros opcionais são o sistema de som premium Bowers & Wilkins de 20 alto-falantes, couro de alto padrão e head-up display.

As versões sDrive40i e xDrive40i virão com o seis cilindros em linha de 3,0 litros turbinado. O motor entrega 340 cv e 45,5 mkgf. A versão de topo a gasolina será a X6 M50i. Ela traz um V8 4.4 biturbo que despeja 530 cv e 76,4 mkgf nas rodas.

Com motor diesel, há outras versões. A esportiva é a M50d com um seis cilindros em linha, também de 3,0 litros e quatro turbos. O conjunto entrega 400 cv e 77,5 mkgf. A opção mais acessível a diesel é a xDrive30d. O motor é o mesmo 3.0, mas com apenas um turbo. Nela, são 265 cv e 63,2 mkgf.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.