A partir de 17 de setembro, as regras para tirar CNH mudam no Brasil. É a data que entram em vigor as mudanças que foram divulgadas em junho pelo Ministério da Infraestrutura, responsável pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Agora, o uso do simulador de direção é facultativo e não mais obrigatório como era desde 2014. As horas obrigatórias de aulas práticas passam de 25 horas para 20h e as aulas noturnas caíram de 5h para 1h. Publicadas no Diário Oficial da União em 17 de junho, as novas regras passariam a valer após 90 dias.
As decisões foram fruto de muita reflexão e estão sendo tomadas com toda responsabilidade”, afirmou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas. “Estamos muito alinhados às diretrizes que o presidente Bolsonaro tem nos mostrado, de desburocratizar os processos, retirar entraves e facilitar a vida do cidadão”, concluiu.
Para a permissão de conduzir ciclomotores, que são veículos de duas rodas de 50 cm³, a carga horária de aulas caiu de 20 horas para 10h. Além disso, quem desejar a autorização, poderá, dentro de um ano, realizar apenas as provas, sem realizar as aulas teóricas e práticas. Caso seja reprovado, deverá frequentar as aulas práticas.
- Multas de trânsito: para onde vai o valor arrecadado
- INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE