A Hyundai divulgou as primeiras imagens completas do novo HB20. O modelo chega a sua segunda geração e surge primeiro na versão de topo, que será apresentada a imprensa em duas semanas, na segunda quinzena de setembro. O Jornal do Carro já havia antecipado o visual por meio de projeções em junho deste ano.
De acordo com a Hyundai, o novo HB20 é o segundo produto da marca a incorporar a nova linguagem visual da marca coreana, depois do Sonata, a “Esportividade sensual”. A nova identidade cria emoção e desejo por meio da harmonização de quatro dos principais elementos de design: proporção, arquitetura, estilo e tecnologia, segundo a marca.
O novo HB20 dá adeus ao motor 1.6 aspirado de até 128 cv. No lugar do quatro-cilindros há um novo 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível. A potência é de 120 cv e o torque máximo, de 17 mkgf, surge já às 1.500 rpm.
Além disso, para as versões de entrada, a Hyundai manteve o 1.0 de três cilindros aspirado. É o motor que já conhecemos, que gera até 80 cv e 10,2 mkgf com 100% de etanol. Haverá duas opções de câmbio: automático e manual, ambos de seis marchas. Atualmente, a transmissão manual equipa apenas as versões com motor 1.6. Para as com o 1.0 a caixa é de cinco velocidades.
Os preços não foram divulgados, mas devem começar acima dos atuais R$ 44.990, preço atual do HB20 1.0 manual, na versão básica do hatch.
A Hyundai lançou ainda uma campanha nas redes sociais para os fãs do HB20 e da marca. Se o site da companhia atingir 50 mil visitas até às 10 h desta sexta-feira (6), a Hyundai vai também mostrar o interior do novo HB20 nos próximos dias. Eles criaram até um contador de visitas que pode ser acompanhado no próprio site.
Novo HB20 cresceu
Embora mantenha a plataforma, a nova geração do HB20 recebeu alterações profundas. O interior é mais refinado que o atual, enquanto o visual de dianteira, traseira e laterais, foi completamente renovado.
Em dimensões, o novo HB20 cresceu 3 centímetros no entre-eixos e no comprimento (HB20 X e HB20 S). Já o hatch ficou 2 cm mais comprido. Na largura, hatch e sedã ganharam 2 cm, enquanto o aventureiro, 3 cm. O porta-malas do hatch manteve os 300 litros de capacidade. O do sedã ganhou 25 litros e agora pode levar 475 l de bagagem.
Por dentro, a linha HB20 tem acabamento mais refinado e novo painel. Nas versões de topo, o quadro de instrumentos lembra bastante o do Chevrolet Onix atual. O velocímetro é digital e o conta-giros, analógico. A central multimídia tem tela de 8 polegadas sensível ao toque e integração a smartphones via Android Auto ou Apple CarPlay.