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SUV-Cupê e elétrico: Audi mostra o e-tron Sportback
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SUV-Cupê e elétrico: Audi mostra o e-tron Sportback

Audi e-Tron Sportback é versão cupê do SUV elétrico da companhia

Redação

23 de nov, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Audi e-tron Sportback
Crédito:AUDI/DIVULGAÇÃO

A Audi aproveitou o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, para mostrar o e-Tron Sportback. Ele é a nova atração de sua linha de carros elétricos. O modelo se diferencia do e-tron pela carroceria de SUV com estilo de cupê.

Uma das novidades do e-Tron Sportback são os faróis de LED digital matrix. É o primeiro carro de produção a adotar esse tipo de farol e a luz projetada é criada por minúsculos pixels, que segundo a Audi, “podem ser controlados com incrível precisão”.

Cada ponto de luz do farol pode ser piscado até 5 mil vezes por segundo, de acordo com a marca. Isso permite que eles iluminem ou escureçam determinados pontos do caminho com precisão. Eles ainda podem ser utilizados para projetar imagens ou formas no chão.

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Além da traseira com uma caída mais pronunciada, em relação ao e-tron “normal”, o Sportback tem também um para-brisa mais inclinado, para casar com o design geral do carro. Na traseira, um spoiler integrado na tampa do porta-malas e um pequeno difusor de ar no para-choque.

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AUDI/DIVULGAÇÃO



Com o kit S-Line o e-tron Sportback ganha rodas de 20 polegadas (são de 19″ originais), um spoiler maior e um para-choque dianteiro mais esportivo. O pacote traz ainda nova calibração para a suspensão a ar e soleiras das portas com o logo da linha S.

Por dentro, a diferença está na altura disponível para a cabeça de quem vai sentado atrás, que reduziu em 20 mm. No mais, o carro tem a mesma padronagem de telas virtuais de 12,3 polegadas no painel e 12,1 na central multimídia.

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AUDI/DIVULGAÇÃO

e-tron Sportback: Motorizações

O e-tron Sportback será oferecido, inicialmente, em duas versões. A Sportback 55 tem uma bateria de 95 kWh que fornece energia para dois motores elétricos, que combinados, rendem 360 cv e 57,2 mkgf. A autonomia declarada é de 466 km com uma carga. A Sportback 50 tem uma bateria de 71 kWh e “apenas 313 cv e 55 mkgf nos motores e pode rodar por até 347 km.

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AUDI/DIVULGAÇÃO
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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.