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Ferrari do quinto título de Schumacher é leiloada
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Ferrari do quinto título de Schumacher é leiloada

Ferrari F2002 foi usada em três vitórias na temporada de 2002 e saiu por US$ 6,6 milhões

Redação

06 de dez, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Ferrari F2002
Crédito:RM SOTHEBY'S/DIVULGAÇÃO

A temporada 2019 da Fórmula 1 consagrou o sexto título de Lewis Hamilton e a prova de Abu Dhabi, que fecha o ano teve também um leilão de carros da RM Sotheby’s. Entre as preciosidades, a Ferrari F2002 que deu o quinto título a Michael Schumacher, em 2002. Lá, o carro foi arrematado por US$ 6,6 milhões, cerca de R$ 28 milhões.

O exemplar com chassi nº 219 venceu três provas – França, Áustria e San Marino -, nas mãos do piloto alemão. Esse chassi passou também pelas mãos de Rubens Barrichello durante a pré-temporada, no circuito de Barcelona, na Espanha.

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RM SOTHEBY’S/DIVULGAÇÃO

O carro acompanha um histórico completo. No classificatório de San Marino, o chassi ajudou Barrichello a conquistar o segundo lugar no grid de largada, atrás de Schumacher com o chassi nº 220. Para a corrida, a Ferrari trocou os chassis, o que levou o 219 a vitória com Schumacher.

Após ser aposentado no final da temporada, foi vendido para um colecionador japonês, que também comprou o chassi 220. Em 2012, ele revendeu o carro, com todos os lucros sendo doados para caridade.

Agora, o exemplar surgiu mais uma vez disponível no leilão da RM Sotheby’s. A lista de “serviços” do carro para o leilão inclui motor e transmissão que serão reconstruídos pela Ferrari antes da entrega. O serviço será pago pelo vendedor.


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RM SOTHEBY’S/DIVULGAÇÃO

Ferrari F2002 marcou o fim de uma era

Além de ser um carro que venceu corridas e ajudou Schumacher a conquistar mais um título, há outros itens que fazem dessa Ferrari icônica. O F2002 foi o último projetado por Rory Byrne, projetista vencedor com a equipe italiana.


Além disso, foi um dos últimos carros com motor V10 da categoria. 2005 foi o último ano com motores V10, no ano seguinte, os motores diminuiriam para V8. O propulsor da Ferrari tinha 3 litros e rendia chegou a render entre 820 cv e 900 cv, conforme melhorias. Esse motor girava a até 19.000 rpm.

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RM SOTHEBY’S/DIVULGAÇÃO


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Jornal do Carro
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.