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Ferrari vai ‘brigar’ para manter motores V12 com novo projeto eficiente
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Ferrari vai ‘brigar’ para manter motores V12 com novo projeto eficiente

Fabricante registrou patente de novo V12 aspirado com mais tecnologia para atender normas mais restritas de emissões. Ferrari tem V12 de 6,5 litros em modelos de topo

Redação

26 de out, 2019 · 3 minutos de leitura.

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Motor V12 é usado nas 812 Superfast e GTS
Crédito:Foto: Ferrari/Divulgação
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A Ferrari está determinada a garantir a sobrevivência dos motores V12. A fabricante patenteou nos Estados Unidos um novo motor V12 que promete ser mais eficiente do que os propulsores atuais da marca. A novidade usa dois métodos de combustão diferentes para reduzir consumo e emissões de poluentes.

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A primeira solução adotada pela Ferrari injeta gasolina logo antes da ignição para aquecer a mistura ar-combustível. Isso irá aquecer o catalisador mais rapidamente e diminuir emissões na fase fria do propulsor. Um dos momentos onde o motor mais polui é logo após a partida, com motor abaixo da temperatura ideal de funcionamento.

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Além disso, a Ferrari instalou uma antecâmara de combustão, antes da principal. Elas são separadas por uma parede e conectadas por aberturas livres. As antecâmaras têm suas próprias velas de ignição e vão determinar mais precisamente a proporção da mistura ar-combustível usada na combustão.

Recentemente, a marca afirmou que iria “lutar” para manter seu V12 de 6,5 litros e aspiração natural no mercado. A marca precisou retrabalhar o motor para atender às especificações Euro 6 em seu modelo mais recente, a 812 GTS.


V12 híbrido?

Ainda assim, a fabricante é resistente em aplicar turbos ou tecnologia híbrida no V12. Essas soluções vem sendo a única saída para outras fabricantes manterem seus motores de 12 cilindros em produção.

No início do ano, o chefão da área técnica da Ferrari, Michael Leiters afirmou em entrevista à revista inglesa TopGear que a “hibridização da LaFerrari foi por performance. No futuro, se quisermos diminuir as emissões, teremos que reduzir o tamanho do motor”.


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