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Porsche Macan GTS volta com reestilização e mais potente
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Porsche Macan GTS volta com reestilização e mais potente

Macan GTS usa motor V6 2.9 biturbo com 380 cv, 15 cv a mais que o anterior

Redação

19 de dez, 2019 · 4 minutos de leitura.

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macan gts
PORSCHE MACAN GTS
Crédito:PORSCHE/DIVULGAÇÃO

A Porsche vem estabelecendo a gama do Macan aos poucos após a reestilização de meio de vida. Depois da versão quatro cilindros e das versões S e Turbo é a vez de ser apresentada a opção intermediária GTS. O carro já está confirmado para o Brasil em 2020.

O Macan GTS adota as mesmas mudanças das outras versões, onde as lanternas traseiras agora têm uma barra de LEDs que liga as peças. É o mesmo estilo adotado em outros Porsche, como o 911 da atual geração, o Panamera e o Cayenne.

Mas ele tem seus detalhes próprios. Equipado com o pacote Sport Design, tem saias laterais esportivas e para-choque dianteiro com entradas de ar maiores. Além disso, traz vidros escurecidos, pinças de freio vermelhas e sistema de escapamento esportivo.

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Por dentro, os assentos dianteiros esportivos têm revestimento de couro e alcantara com oito ajustes elétricos. O sistema de som é da grife Bose e há ainda carregador de celular por indução. Outros destaques incluem o volante esportivo e o acabamento de alumínio escovado.

macan gts
PORSCHE/DIVULGAÇÃO

Macan GTS: mais potente

O motor do Macan GTS continua a ser o V6 2.9 biturbo. É o mesmo propulsor da versão turbo e também do Audi RS4 Avant, mas aqui com menor potência. Antes, no GTS, ele rendia 365 cv e ganhou uma nova calibragem para chegar aos 380 cv e 52,9 mkgf. O torque cresceu 1,9 mkgf.


A transmissão é a automatizada de dupla embreagem e sete velocidades PDK. Com esse conjunto, o Macan GTS pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos com o pacote opcional Sport Chrono. A velocidade máxima foi estabelecida em 261 km/h.

Outras novidades do que diz respeito ao desempenho estão a suspensão adaptativa a ar e as rodas de 20 polegadas com desenho RS Spyder. Os discos de freio de aço tem 360 mm na frente e 330 mm atrás. Como opcional há discos de composto de cerâmica com 396 mm na dianteira e 370 mm na traseira.

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PORSCHE/DIVULGAÇÃO



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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.