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Motos que vão chegar ao Brasil neste ano
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Motos que vão chegar ao Brasil neste ano

2020 tem boas novidades para o segmento de duas rodas e há mais novidades que ainda podem chegar

Redação

26 de jan, 2020 · 7 minutos de leitura.

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AS NOVAS CB 500X E CBR 650R
Crédito:FELIPE RAU/ESTADAO

O Salão Duas Rodas em 2019 deu um gostinho das novidades de motos que podem chegar às lojas em 2020. Além dos modelos confirmados que começam a ser vendidos em breve, há outros que ainda podem pintar por aqui, mas que não estavam na mostra bienal. Confira alguns dos modelos que vem ainda em 2020:

BMW

A aposta pelos lados da BMW são os lançamentos mostrados durante o Salão de Milão. A nova geração da S 1000 XR deve desembarcar por aqui no correr do ano. Ela ficou 10 kg mais leve que a antecessora. O novo quatro cilindros de 998 cm³ entrega 165 cv e o câmbio tem seis marchas.

As 900 bicilíndricas, F 900 R e F 900 XR ainda não estão confirmadas, mas ao menos a naked deve chegar. Ela vai ocupar o espaço que foi deixado pela aposentadoria de sua antecessora, a F 800 R. O motor tem 895 cm³ e entrega 105 cv na Europa.

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JOSÉ ANTONIO LEME/ESTADÃO

Dafra

A novidade da marca nacional é o scooter HD300. O modelo “irmão” do Citycom 300i não mata o outro produto por aqui. A diferença entre eles é o espaço extra sob o banco do HD300, são 8 litros a mais (38 l). Ele chega às lojas em maio e o preço ainda não foi definido. O motor monocilíndrico de 278,3 cm³ rende 27 cv a 8 mil rpm e 2,6 mkgf a 6 mil rpm.


JOSE ANTONIO LEME/ESTADÃO

Ducati

A Ducati terá como uma das novidades para 2020 a Scrambler reestilizada. O modelo chega com melhorias que já estão à venda na Europa, mas que ainda não foram atualizadas no modelo brasileiro. Entre elas estão embreagem hidráulica, ABS de curva e novo painel, com mais conectividade.

DUCATI

Honda

Com uma batalhão de novidades durante o Salão, todos entrarão em venda durante este ano. A linha 500 reestilizada chega em março às lojas, mas já está em pré-venda. A CB 500F chega por R$ 26.900 e a CB 500X por R$ 28.900. Na 500X aumentou o curso de suspensão da dianteira e a roda agora tem 19″. A 500F ganhou apenas um novo painel e visual atualizado. O motor é o mesmo e tem novidade na melhor entrega de torque entre 3 mil e 7 mil rpm – um ganho de 4%.


A CB 650R que vai suceder a CB 650F que era vendida até então tem estilo que remete a CB1000R. O modelo que foi uma das atrações da Honda no Salão chega com controle de tração, freios ABS e luzes de LEDs. Já a versão carenada, CBR 650R aposta no visual semelhante ao da Fireblade. O quatro cilindros, no Brasil, rende 88 cv enquanto o europeu entrega 95 cv. O preço será revelado em março e ela chega às lojas em junho.

Triumph

As estreias já confirmadas para 2020 da marca inglesa são a Street Triple RS e a Rocket III. A primeira chega às lojas em março, enquanto a segunda desembarca em junho. Até o final do ano, a empresa deve confirmar ainda a nova Tiger 900.


A Street Triple RS recebeu melhorias derivadas do protótipo da Moto2. O motor três-cilindros de 765 cm³ agora tem torque de 8 mkgf (eram 7,8 mkgf) a 9.350 rpm. A potência de 123 cv foi mantida, porém ela é 9% maior em médias rotações.

FELIPE RAU/ESTADÃO

A Rocket III tem o maior motor de moto do mundo. Com 2,5 litros ele rende 167 cv e 22,6 mkgf. Ela virá ao Brasil apenas na versão R, mais esportiva. Tem suspensões ajustáveis, posição de guiar mais agressiva e pedaleiras mais recuadas.


A Tiger 900 substitui a big trail Tiger 800 em todas as suas versões. O novo motor três cilindros foi para 888 cm³. Ele agora entrega 95 cv e 8,8 mkgf. Ela ficou 5 kg mais leve que a anterior. Ela está mais voltada ao off-road e tem cinco versões, no total.

Yamaha

A Yamaha aposta suas fichas em 2020 no XMax 250. O scooter intermediário era aguardado há muito tempo pelos consumidores nacionais da marca. Ela chega às lojas em abril por R$ 21.990. Será montada em Manaus e vai aumentar a família que hoje conta com Neo e NMax 160.

Ela traz chave presencial e partida por botão entre os itens de série. Seu motor é o monocilíndrico de 249 cm³ que rende 22,8 cv a 7.000 rpm e 2,5 mkgf. A transmissão é a automática do tipo CVT.


Outra novidade para este ano é a chegada da reestilização da MT-03. A naked dois cilindros de entrada passou por um “tapinha” no visual que foi mostrado durante o Salão de Milão, em novembro.

FELIPE RAU/ESTADÃO
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.