Você está lendo...
BMW mostra novas F 900 R, F 900 XR e S 1000 XR em Milão
Notícias

BMW mostra novas F 900 R, F 900 XR e S 1000 XR em Milão

Motor dois cilindros de 900 cm³ serviu para criar naked e sport touring; S 1000 XR chega à segunda geração. Modelos são novidades no Salão de Milão

José Antonio Leme, de Milão, Itália

06 de nov, 2019 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

milão
F900 XR é modelo inedito na gama da marca
Crédito:José Antonio Leme/Estadão
milão

A BMW aproveitou o Salão de Milão para mostrar três novos modelos. A marca revelou as novas F 900 R, que substituiu a F 800 R, a inédita F 900 XR e a segunda geração da S 1000 XR. Os dois primeiros modelos usam uma nova versão do motor dois cilindros que equipava a F 850 GS. Eles têm maior capacidade cúbida para poder atender a nova regra de emissões e ruídos a partir de 2020, o Euro5.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Para os dois modelos, o motor é o bicilíndrico de 895 cm³ que substituiu o antigo, porém à venda ainda, de 853 cm³. Ele rende 105 cv contra os 95 cv do antigo. De série, os modelos trazem dois modos de condução: chuva e estrada, que mudam a curva de entrega de potência, freios ABS e controle de estabilidade. Como opcionais há um modo de condução Dinâmico, que é o mais esportivo, controle dinâmico de freio, ABS Pro (para frear com a moto inclinada em curvas) e controle de freio motor. Há ainda o painel de instrumentos de TFT. A tecnologia está sendo inserida em toda a gama da BMW.

Publicidade


A F 900 R mostrada em Milão é a sucessora da F 800 R, que fez muito sucesso no Brasil. Ela foi uma das primeiras motos montadas em Manaus pela BMW. Como já havia ocorrido na última atualização da F 800 R, a F 900 R tem farol único e simétrico, diferentemente da primeira geração.

No caso da F 900 XR, ela é basicamente uma mini “S 1000 XR”. Além de se inspirar no visual, tem a mesma pegada de misturar a esportividade de rodas de 17″ polegadas e pneus esportivos com a posição confortável para viagens e longos trajetos de uma big trail. Ela chega ao mercado para rivalizar com Ducati Multistrada 900 e Yamaha Tracer 900, entre outros modelos.


Segunda geração da BMW S 1000 XR

A nova S 1000 XR mostrada em Milão chega ao mercado mais leve, segundo a BMW. Com 226 kg a seco, o modelo ficou 10 kg mais leve que sua antecessora. O novo motor quatro cilindros tem 165 cv a 11 mil rpm. O câmbio de seis velocidades ficou com as três últimas marchas mais longas. Isso reduz o barulho e o consumo de combustível ao deixar o motor girar mais baixo. Ele vem equipado com controle de arrancada (MSR), que evita que a roda traseira escorregue por causa de uma aceleração abrupta. Também evita uma redução de marchas com o giro elevado.

A suspensão tem a última geração do sistema Dynamic ESA, que permite ajustar eletricamente os parâmetros da suspensão traseira de pré-carga para: piloto, piloto com mala ou piloto, garupa e malas. Na parte eletrônica são quatro modos de condução: chuva, estrada, dinâmico e dinâmico pro. O último pode ser configurado ao gosto do piloto.

Entre os itens possíveis de serem calibrados conforme o desejo estão resposta do acelerador, freio motor, controle do ABS e de tração, wheelie control (evita que a moto empine). Todos podem ser ajustados separadamente em diferentes níveis de atuação.


O painel de TFT tem 6,5 polegadas e pode ser todo configurado e acessado por um seletor. O comando fica no punho esquerdo, como nas outras BMW que já têm o sistema. Há ainda na S 1000 XR assistente de partida em rampa como item de série e luzes de LEDs.

JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA HONDA


Deixe sua opinião