A Ford deu alguns detalhes sobre seu novo sistema de condução semi-autônoma. O Active Drive Assist vai equipar a linha 2021 do Mustang Mach-E e permitirá que o motorista retire as mãos do volante por períodos mais prolongados.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seO sistema é uma evolução do controle de cruzeiro adaptativo que já equipava o modelo. Agora, o Mach-E ganhou uma câmera que monitora a atenção do motorista e até o movimento dos olhos. Mesmo de óculos escuros, o sistema consegue saber se o motorista continua alerta.
Mustang consegue rodar sozinho
Segundo a Ford, o ADA pode ser acionado em trechos que somam 160 mil quilômetros de rodovias nos Estados Unidos e Canadá. É o primeiro sistema do tipo num Ford, e funciona de forma semelhante ao Auto Pilot da Tesla.
Por enquanto, o sistema poderá ser usado apenas rodovias de maior porte, com várias faixas e com divisão entre os sentidos. Os trechos são pré-mapeados, permitindo que o SUV dispense a ação contínua do motorista. No entanto, ainda vai monitorar sua atenção para que possa agir se necessário. Será impossível, por exemplo, dormir com o carro em movimento.
O sistema faz parte do pacote Co-Pilot360 Active 2.0. O Mustang ganha câmeras e radares e o sistema semi-autônomo pode ser solicitado até mesmo depois da compra do carro. O Mach-E será “atualizado” com a novidade via internet.