Você está lendo...
Toyota Starlet pode retornar como novo esportivo da Gazoo Racing
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Toyota Starlet pode retornar como novo esportivo da Gazoo Racing

Esportivo compacto da Toyota voltará como modelo de rally, com versão para as ruas, baixo peso e insígnia GR; Starlet pode ter 150 cv

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

05 de mai, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota Starlet retornará como esportivo da linha GR
Crédito:Toyota/Divulgação

A divisão esportiva da Toyota, GR, está com planos de trazer mais um modelo de sucesso de volta, para fazer companhia aos GR Supra e GR Corolla, além do pequeno GR Yaris. Trata-se do Starlet, hatch compacto fabricado entre 1973 e 1999, mas sem passagem pelo mercado brasileiro, por exemplo.

Segundo relatório do site japonês Best Car, o Starlet retornará ao mercado local como um esportivo da linha GR, mas como um modelo de entrada. Assim, relembrando suas versões esportivas, terá tração dianteira, e será feito para ser acessível. Assim, tomando o posto do GR 86 como entrada na marca, por exemplo.



Toyota/Divulgação
Toyota/Divulgação

Publicidade


Assim, existe a possibilidade de a Toyota já ter iniciado o desenvolvimento do projeto, utilizando a nova arquitetura global da Daihatsu (DNGA), por exemplo. Entretanto, frente aos recentes escândalos relacionados à plataforma, seu lançamento ficou para o ano de 2026.

Contudo, ainda segundo o Best Car, a intenção da Toyota GR é fazer do Starlet um competidor da categoria Rally 4, ao lado de rivais como o Renault Clio, Peugeot 208 e Ford Fiesta. Com isso, naturalmente, haverá uma versão de rua, inicialmente voltada ao mercado japonês, criada para fins de homologação para competição. Entretanto, o modelo deverá ser maior que a unidade de produção “civil”, em 170 mm.

Toyota Starlet será esportivo acessível e leve

Toyota/Divulgação
Modelo atual vendido na África do Sul é Suzuki Baleno rebatizado (Toyota/Divulgação)

Isso significa arcos das rodas alargados, bitola mais larga e para-choques dianteiro e traseiro agressivos, trazendo o DNA emprestado de modelos como GR Yaris e GR Corolla, por exemplo. Fontes japonesas afirmam que o peso do Starlet seja próximo dos 980 kg, fazendo dele um competidor “peso-pena”, pesando 300 kg a menos que o GR Yaris, por exemplo.

Por fim, o novo GR Starlet pode usar o motor 1.6 três cilindros, aspirado, ou mesmo o 1.5 Dynamic Force, também tricilíndrico, este com 150 cv de força. Contudo, por se tratar de uma versão de entrada, é possível também uma potência mais baixa, na casa dos 120 cv. Seja como for, esperaremos.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


Ford E-Transit é furgão elétrico com grande capacidade de carga

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião