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Volkswagen Tarek ganhará versão GTI
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Volkswagen Tarek ganhará versão GTI

Volkswagen Tarek, SUV que a marca alemã irá produzir na Argentina, terá versão esportiva, com motor 2.0 turbo e tração nas quatro rodas

Redação

23 de jul, 2020 · 3 minutos de leitura.

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volkswagen tarek
O Tarek já foi flagrado em testes de desenvolvimento no México; em tamanho, ele fica entre o T-Cross e o Tiguan
Crédito:José Iván/Twitter

Depois do Ford Territory, que terá pré-vendas iniciada no dia 7 de agosto, o Jeep Compass ganhará mais um rival de peso no mercado brasileiro: o Volkswagen Tarek. A novidade, no entanto, é que o SUV terá uma versão esportiva, com motor 2.0, emblema GTI e tração 4×4.

O Tarek será feito na Argentina, e tem porte entre o T-Cross e o Tiguan. O modelo está sendo desenvolvido paralelamente no México e na  Argentina. De lá, deve vir para o Brasil.

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A motorização básica do Tarek será a 1.4 TSI, a mesma empregada em modelos como T-Cross, Jetta e Polo/Virtus GTS no Brasil. Esse motor, flexível, rende 150 cv, e virá acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Essa foi a configuração flagrada no México, que aparece nas fotos.

Já o propulsor EA888 2.0 TSI a gasolina é o mesmo do Jetta GLi (e do Golf GTI). Rende 230 cv de potência e tem torque máximo de 35,7 mkgf.


O motor deverá vir associado à caixa DSG de seis marchas e dupla embreagem. Em vez da tração dianteira (caso do 1.4), o modelo mais forte deverá vir com tração integral.

Volkswagen Tarek GTI terá visual R-Line

Além da mecânica, o Tarek GTI terá também aparência voltada à esportividade. O modelo deverá trazer o kit visual R-Line. As diferenças incluem rodas de 18 polegadas, faróis full LEDs, defletores de ar e saída dupla de escape cromada.

O lançamento do SUV está previsto para o ano que vem. O nome oficial deverá ser anunciado no mês que vem.


Na China, onde o SUV já é fabricado, ele se chama Tharu. Por lá, já existe uma versão R-Line (com a mesma receita de motor 2.0, câmbio DSG e tração 4×4). Entretanto, a marca já garantiu que o modelo vendido por aqui não seguirá a mesma cartilha do asiático. A Rússia também fabricará o Tarek, que tem estreia prevista para este ano.



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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.