Depois do Ford Territory, que terá pré-vendas iniciada no dia 7 de agosto, o Jeep Compass ganhará mais um rival de peso no mercado brasileiro: o Volkswagen Tarek. A novidade, no entanto, é que o SUV terá uma versão esportiva, com motor 2.0, emblema GTI e tração 4×4.
O Tarek será feito na Argentina, e tem porte entre o T-Cross e o Tiguan. O modelo está sendo desenvolvido paralelamente no México e na Argentina. De lá, deve vir para o Brasil.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seA motorização básica do Tarek será a 1.4 TSI, a mesma empregada em modelos como T-Cross, Jetta e Polo/Virtus GTS no Brasil. Esse motor, flexível, rende 150 cv, e virá acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Essa foi a configuração flagrada no México, que aparece nas fotos.
Já o propulsor EA888 2.0 TSI a gasolina é o mesmo do Jetta GLi (e do Golf GTI). Rende 230 cv de potência e tem torque máximo de 35,7 mkgf.
O motor deverá vir associado à caixa DSG de seis marchas e dupla embreagem. Em vez da tração dianteira (caso do 1.4), o modelo mais forte deverá vir com tração integral.
Volkswagen Tarek GTI terá visual R-Line
Além da mecânica, o Tarek GTI terá também aparência voltada à esportividade. O modelo deverá trazer o kit visual R-Line. As diferenças incluem rodas de 18 polegadas, faróis full LEDs, defletores de ar e saída dupla de escape cromada.
O lançamento do SUV está previsto para o ano que vem. O nome oficial deverá ser anunciado no mês que vem.
Na China, onde o SUV já é fabricado, ele se chama Tharu. Por lá, já existe uma versão R-Line (com a mesma receita de motor 2.0, câmbio DSG e tração 4×4). Entretanto, a marca já garantiu que o modelo vendido por aqui não seguirá a mesma cartilha do asiático. A Rússia também fabricará o Tarek, que tem estreia prevista para este ano.