Você está lendo...
Nova Mitsubishi L200 Triton Sport conviverá com a atual
Notícias

Nova Mitsubishi L200 Triton Sport conviverá com a atual

Com base nas mudanças feitas em 2018 no exterior, L200 Triton Sport chega no dia 27 com visual repaginado, mais itens e novo sistema de tração

Redação

20 de ago, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

L200
Mitsubishi L200 Triton Sport
Crédito:Mitsubishi/Divulgação

Na próxima semana, a Mitsubishi passará a vender, no Brasil, a nova L200 Triron. A linha 2021 da picape recebeu retoques no visual e mais equipamentos. O destaque é a dianteira, que segue a receita dos novos Eclipse Cross, Outlander Sport e Pajero Sport. A fabricante ainda não definiu os preços, mas eles serão mais altos que os atuais.

O que se sabe por enquanto é que o modelo atual não sairá de cena – rebatizado como L200 Triton Outdoor, tem valores a partir de R$ 152.990. Dessa maneira, o lançamento se posicionará no topo da gama da marca, ou seja, vem mais caro.

As modificações trazem ao Brasil o estilo de design frontal “Dynamic Shield” que a montadora conferiu ao modelo tailandês, há dois anos. Faróis mais afilados e luzes diurnas de LED estão entre as soluções. No para-choque, também novo, vai o conjunto de setas e faróis de neblina. Na parte de trás, a equipe de designers da Mitsubishi também mexeu no para-choque no conjunto de iluminação. Estribos laterais e rodas também chegam com novas linhas.

Publicidade


Mais recheio na L200 Triton Sport

Da porta para dentro, há novo volante e acabamento diferenciado na L200 Triton Sport, com materiais de plástico macio e detalhes prateados. E tem equipamentos novos. Na linha 2021, a picape traz alerta de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro. Tem, também, alertas de colisão frontal.

No mais, caso o modelo siga a cartilha da configuração oferecida no exterior, a lista de equipamentos promete. Algumas das soluções extras são: assistência para mudança involuntária de faixa, câmeras 360° e, como na irmã, Pajero Sport, novo sistema de tração com modo off-road. Nele, há configurações cascalho, areia, lama, neve e pedra.


Debaixo do capô deverá seguir o motor 2.4 turbodiesel de 190 cv de potência. O torque máximo de 43,9 mkgf – a 2.500 rpm – também permanece inalterado. Entretanto, a transmissão automática terá seis marchas. No modelo atual, as opções de câmbio se dividem em manual ou automático, ambos com cinco relações.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor  GLS
Oferta exclusiva

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.