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Novo Peugeot 2008 ‘nacional’ não está nos planos da PSA
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Novo Peugeot 2008 ‘nacional’ não está nos planos da PSA

Executivo da marca diz no lançamento do novo 208 que produzir o carro no Brasil ou Argentina não está nos planos

Redação

26 de ago, 2020 · 4 minutos de leitura.

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peugeot 2008
PEUGEOT 2008
Crédito:PEUGEOT

A Peugeot está vivendo um momento de renovação com a chegada da nova geração do 208 às ruas. O modelo acabou de ser lançado na Argentina. Ele chega em breve também ao Brasil, importado do País vizinho, e produzido sobre uma nova plataforma modular, a CMP. Dela também poderia sair o novo Peugeot 2008 para o continente, mas “talvez” não isso aconteça.

A declaração foi dada por Gabriel Cordo Miranda, Country Manager do Grupo PSA Peugeot-Citroën na Argentina. Segundo o executivo, o novo 2008 não tem planos de ser produzido na Argentina ou no Brasil.



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PEUGEOT

“Seguiremos com o modelo atual que está conseguindo bons resultados em venda, com certeza renovando a gama em algum momento com uma nova versão ou série especial”, disse Miranda. Em uma declaração conflitante com a primeira ele também afirmou que a PSA planeja sim outros produtos sobre a plataforma CMP.

“Sim, se um grupo como o PSA decidir produzir em um País sua plataforma mais moderna, como é o caso da CMP, é porque está pensando em mais de um projeto”, completou. “Quais projetos virão no futuro? Os que o mercado argentino e de exportação demonstrem que são necessários. Ao instalar a plataforma CMP na Argentina, a empresa nos deu liberdade para decidir nosso futuro”, finalizou.

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Peugeot 2008: cenário econômico não ajuda a antecipar

Claro, o cenário não ajuda para antecipar planos a longo prazo. A Argentina está em crise econômica e prestes a dar um calote da dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI). O mercado estimado para o final do ano é de 294 mil unidades emplacadas. O mercado brasileiro, maior receptor de exportação do país vizinho, está em início de retomada das atividades ainda dentro da pandemia.

Apesar de não confirmar, além do novo Peugeot 2008, já registrado no Brasil a empresa francesa tem o plano de um novo SUV subcompacto. O produto ficaria abaixo do 2008 e, se for mantido nos planos da companhia, terá a função de brigar com o novo produto que será feito em Taubaté (SP) pela VW e o Kia Sonet, se confirmado para o Brasil, por exemplo.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.