Recém-lançado no Brasil, o Taycan excedeu todas as expectativas da Porsche nas vendas globais. Já são mais de 40 mil pedidos pelo primeiro carro 100% elétrico da fábrica de Stuttgart, o que forçou a montadora a pedir uma ajuda à aliada Audi — ambas são parte do Grupo Volkswagen.
A Audi irá transferir momentaneamente 400 funcionários da fábrica de Neckarsulm para Zuffenhausen, na Alemanha, onde o Taycan é produzido. O reforço será mais do que bem-vindo, uma vez que o processo de produção do superesportivo exige mão-de-obra qualificada.
Leia Mais
A Porsche já havia contratado 500 novos funcionários para a linha de montagem do Taycan, porém o volume de pedidos continua está muito acima da capacidade atual de 150 unidades/dia. E pelas contas da fabricante, a quantidade é insuficiente para entregar os carros em um prazo aceitável.
A produção do Taycan não segue o processo convencional que se padronizou nas fábricas de carros pelo mundo. Há uma parte feita por robôs de última geração e outra em que os operários trabalham manualmente — daí a necessidade de ter um time já treinado, como o da Audi.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seAjuda com Taycan servirá de ‘escola’ para o e-tron GT’
Por sinal, essa experiência na fábrica do Porsche servirá de laboratório para os funcionários da Audi. Isso porque alguns dos processos podem ser empregados na produção do e-tron GT, futuro cupê elétrico da marca das argolas que chega ao Brasil já em 2021. Os modelos dividem partes da plataforma.
Apesar dessa corrida contra o tempo para entregar os pedidos, a Porsche trabalha em outras variantes do Taycan para os próximos anos. O modelo deve ganhar versões cupê e conversível. É aventada também uma versão perua, como ocorreu com o Panamera Sport Turismo.
No Brasil, o Porsche Taycan estreou em julho com preços entre R$ 580 mil e R$ 979 mil. Uma tabela mais em conta que o ícone 911, carro mais vendido da marca no país. Disponível em três versões, o Taycan oferece até 761 cv de potência na Turbo S. A versão de topo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.