A Dacia divulgou um vídeo curtinho em suas mídias sociais que mostra detalhes de lanterna e farol dos novos Logan, Sandero e Stepway. O teaser é um aperitivo para a revelação da nova geração do trio, que deve ocorrer no próximo dia 7 de setembro. Os modelos vendidos nos mercados europeus pela marca romena serão amplamente reformados.
Uma das principais mudanças – talvez a mais profunda e importante de todas – é a troca de plataforma. A veterana arquitetura B0, que foi extensamente modificada na última década, enfim será aposentada para dar lugar a uma versão simplificada da CMF-B, presente no novo Renault Clio europeu.
Leia Mais
Contudo, isso não significa que os modelos ficarão mais sofisticados. Ambos nasceram com a proposta de baixo custo, destinados aos mercados emergentes, o que será preservado. Fotos de flagras pela Europa também indicam proporções similares às atuais, o que é um trunfo de Logan e Sandero desde o lançamento.
We give you another chance to catch some details. A little more patience! pic.twitter.com/aQoIvGeWem
— Groupe Renault (@Groupe_Renault) September 4, 2020
Por dentro, os compactos da Dacia terão algumas modernidades. É esperado que a cabine traga painel de linhas modernas com uma grande tela multimídia no topo central e partida do motor por botão. Por outro lado, a racionalidade estará presente em alguns comandos e soluções – a ideia é não encarecer tanto os modelos.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seDesign diferente no Brasil
Executivos da Renault já confirmaram há algum tempo que a francesa deixará de oferecer produtos Dacia com o escudo do losango. A atual geração de Logan e Sandero será a última compartilhada pelas marcas. Ou seja, os novos modelos que serão lançados pela romena serão diferentes dos que a Renault fabricará no Brasil.
Essa diferença, entretanto, estará concentrada no design. A Renault quer resgatar um DNA perdido em mercados como o brasileiro. Enquanto a linha de veículos da marca era essencialmente francesa até o início do século, na última década a Renault praticamente viveu da linha Dacia, com os compactos e o SUV Duster.