A vida na selva não é fácil, nem mesmo para um leão. Se ele não tiver o ímpeto necessário ou as garras tão afiadas, pode perder o posto de rei da floresta rapidamente. Foi o que aconteceu com os Peugeot 207 e 208 vendidos no País. Eles não possuíam um rugido assustador como o do 206, que chegou por aqui em 1999. Eram mais de miar. Mas agora, a nova linhagem do Peugeot 208 que começa a ser vendida no Brasil a partir de R$ 74.990 tem tudo para fazer do 208 o novo rei da selva, senão em vendas, em qualidades a serem batidas.
A primeira delas é o design. Em um mundo dominado pelo generalista Chevrolet Onix e pelo controverso Hyundai HB20, a personalidade do desenho da nova geração do 208 é algo que não dá para ignorar. Nem mesmo o maior dos detratores dos carros franceses tem como negar que os faróis com uma espécie de dente de LED e as lanternas traseiras unificadas no melhor estilo Porsche combinam feito queijo e goiabada.
Os rivais nos quais a marca está focada em competir com o novo Peugeot 208 são o Volkswagen Polo, Toyota Yaris e o Honda Fit, modelos que se encaixam, dependendo da versão, na categoria de hatch compacto premium. “A gente acredita que os atributos do nosso carro podem roubar clientes desses modelos e também de carros com motor turbo”, afirma Caio Prendini, coordenador de produto da Peugeot.
A outra qualidade que o fará se destacar no segmento dos hatches compactos é o acabamento. Nunca houve no País no compacto de entrada com este acabamento. Os botões de comando no console, inspirados na aviação, são iguais aos do 3008, há plástico macio, plástico imitando fibra de carbono, acabamento metalizado e em preto brilhante, tudo formando um conjunto moderno e ao mesmo tempo bastante refinado.
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Versões
A partir da versão intermediária Allure há ainda o i-Cockpit 3D, que deixa o painel de instrumentos com efeito de três dimensões muito legal e igualmente prático. A forma não matou a função aqui. Por falar nelas, o novo Peugeot 208 terá quatro configurações. Active (R$ 74.990) com um pacote Active Pack (R$ 82.490), Allure (R$ 89.990) e Griffe (R$ 94.990).
Completo desde a base, o modelo vem de série com luz diurna em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, volante com os comandos do som, central multimídia com tela de sete polegadas e controles de estabilidade de tração. No Active Pack ganha ar-condicionado digital, teto solar e câmera de estacionamento traseiro.
A Allure tem, além do painel em 3D, carregamento de celular por indução, volante e bancos em couro, rodas de 16 polegadas diamantadas e abertura e fechamento das portas sem chave. No topo, a Griffe oferece a mais sensor de chuva e luz, faróis de LED, sensor de estacionamento com câmeras de 180°, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo e leitor de placas.
Plataforma e motor
O novo Peugeot 208 usa a plataforma CMP, feita em conjunto com a chinesa Dongfeng, que é a base de todos os novos compactos da Peugeot, Citroën e Opel (todos da PSA) e que também será a dos novos Fiat que serão produzidos após a fusão com a FCA. Ela substitui a antiga PF1 que chegou com o 206 e ficou até hoje. Portanto, quem estava acostumado àquele conjunto mais mole e com rolagem de carroceria em curvas da PSA, esqueça. A CMP traz o padrão europeu de condução, que geralmente tira nota 7 em buracos e 9,5 em curvas.
Mas como sempre há um mas, a Peugeot trocou tanta coisa, mas “esqueceu” de mudar o motor 1.6 que, na essência, é o mesmo do 206 de 99, melhorado. O dólar a mais de cinco reais deixa o 1.2 THP importado inviável, então a marca não teve outra alternativa. Este 1.6 gera 118 cv com etanol e 15,5 mkgf, sempre como câmbio automático de seis marchas. Não é um motorzinho qualquer, certamente não deixa o modelo “manco”, mas não dá a esportividade que o design do novo 208 instiga.
Peugeot 208 elétrico: aposta no futuro
A Peugeot tinha duas opções, trazer uma versão turbinada, esportiva, para ficar como vitrine do novo 208, ou ousar ainda mais. E foi o que a marca fez. O novo Peugeot esportivo no Brasil é elétrico, o 208 e-GT. Ele chega só no início de 2021, sem quantidade especificada, e o preço não foi divulgado. Contudo, o consumidor já pode fazer uma pré-reserva nas concessionárias.
Com um motor elétrico que gera 100 Kw, o equivalente a cerca de 136 cv, o modelo tem tudo para despertar a paixão dos moderninhos. São 26,5 mkgf de torque instantâneos que fazem o modelo ir de 0 a 100 km/h em 8 segundos. O modelo tem quatro modos de condução, Drive, Eco, Sequencial e Sport. Usando ele de forma mais civilizada, a autonomia divulgada é de 340 km (WLTP). Porém, no modo Sport, pela forma que ele libera os limites do carro, será um milagre ele chegar a 250 km.
Confira todos os equipamentos de cada versão:
Active 1.6 AT6 (R$ 74.990)
- Grade frontal cromada
- DRL em LED
- Rodas de liga leve de 16” Kenobi
- Faixa traseira em preto brilhante
- Comandos do volante com contorno em preto brilhante
- Toggle Switches com contorno dos botões cromados
- Abertura de portas interno
Active Pack 1.6 AT (Todos os equipamentos da Active 1.6 +) R$ 82.490
- Teto de vidro panorâmico
- Ar condicionado digital
- Câmera de estacionamento traseira
Allure 1.6 AT6 (R$ 89.490)
- Teto de vidro panorâmico
- Rodas de liga leve de 16” diamantada Kenobi
- Escapamento cromado
- Ar condicionado automático digital
- PEUGEOT i-Cockpit® 3D
- Volante multifuncional em couro
- Bancos em Alcantara®
- Apoio de braço para o condutor
- Carregador de smartphone por indução
- Painel de bordo com acabamento Slush
- Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop
- Airbags de cortina
Griffe 1.6 AT6 (R$ 94.990)
- Faróis Full LED
- Capa dos retrovisores em preto brilhante
- Aerofólio traseiro em preto brilhante
- Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop
- VisioPark 180°
- Sensor de chuva
- Sensor crepuscular
- Sensor de estacionamento traseiro
- Alerta de Colisão
- Frenagem de Emergência Automática
- Alerta e correção de mudança de Faixa
- Auxílio de Farol Alto
- Sistema de Reconhecimento de Placas de velocidade