Você está lendo...
Israel cria rua que recarrega veículos elétricos por indução
Tecnologia

Israel cria rua que recarrega veículos elétricos por indução

Tel Aviv pode ser a primeira cidade do mundo com uma rede de estradas inteligentes que recarregam veículos elétricos

Diogo de Oliveira, special para o Jornal do Carro

24 de set, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

israel
SISTEMA ESTÁ EM TESTE NAS RUAS DE TEL AVIV COM ÔNIBUS PRIMEIRO
Crédito:ELECTREON

Um dos maiores obstáculos para as vendas de carros elétricos é a rede de abastecimento. A maioria dos países ainda não possui infraestrutura de postos de recarga rápida. Pois Israel está um passo à frente: o país terá a primeira via pública capaz de recarregar veículos por indução. Basta passar sobre o asfalto imantado e o sistema fornece eletricidade às baterias sem uso de fios.



A capital Tel Aviv será a primeira a receber a tecnologia criada em parceria com a startup israelense ElectReon Wireless. Um trecho de 600 metros vai conectar o campus universitário ao terminal ferroviário da cidade, servindo de teste para os ônibus da rede pública. Como não precisarão parar para recarregar, esses veículos poderão usar baterias menores e oferecer mais espaço a bordo.

O sistema desenvolvido pela ElectReon é aparentemente simples. A empresa instala bobinas de cobre sob o asfalto e os módulos ficam conectados à rede elétrica. A transmissão da energia é feita por indução magnética a partir de receptores instalados no assoalho dos veículos, que se recarregam em movimento. Segundo as autoridades locais, os primeiros testes terão início nas próximas semanas.

Publicidade


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Projeto está em testes ainda

“Estamos trabalhando constantemente para reduzir a poluição do ar na cidade, e o nosso plano de ação estratégica (para nos preparar para as mudanças climáticas) colocou a luta contra a poluição no topo da agenda ambiental”, disse Ron Huldai, prefeito de Tel Aviv. “Se o piloto for bem-sucedido, avaliaremos com o Ministério dos Transportes a expansão para outras localidades”, complementou.

Ainda em fase piloto, o projeto prevê que o serviço seja oferecido também aos carros de passeio e demais elétricos. A ideia é ampliar a oferta da tecnologia nas vias e rodovias da capital. Sem a necessidade de criar postos de recarga, os líderes israelenses esperam que mais carros elétricos sejam vendidos, reduzindo a quantidade de fumaça ‒ e, quem sabe, a presença dos motores a combustão.


israel
ELECTRON
Deixe sua opinião