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Volkswagen, Porsche e Audi inauguram maior posto de ultrarrápida da América do Sul
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Volkswagen, Porsche e Audi inauguram maior posto de ultrarrápida da América do Sul

Posto promete carregar 100 km de autonomia em 15 minutos e é o primeiro de 30 carregadores públicos a serem instalados

Emily Nery, para o Jornal do Carro

22 de out, 2020 · 4 minutos de leitura.

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elétricos
Brasil terá desafio para implementar postos de recarga que atendam ao público PcD
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Como um investimento na infraestrutura para os eletrificados no Brasil, a Volkswagen, Porsche e Audi inauguraram o primeiro posto de carregamento ultrarrápido público do Brasil. O carregador promete fornecer 100 km de autonomia em 15 minutos.

A parceria das três montadoras contou com a presenta da EDP, empresa atuante do setor elétrico. Há dois postos de recarga localizados na cidade de Caraguatatuba, litoral de São Paulo.

Eles oferecem um carregador HV160 de recarga ultrarrápida (150kW) em corrente contínua e um PC22 de recarga semirrápida (22kW) em corrente alternada. Desenvolvidos pela Eletric Mobility, eles conseguem abastecer três veículos em simultâneo nos dois carregadores. O eletroposto fica no Shopping Serramar, no litoral norte de São Paulo.

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Esse é o primeiro de mais de 10 novos postos que serão inaugurados ainda em 2020. Os carregadores poderão ser encontrados nas rodovias Régis Bittencourt, Fernão Dias, dos Bandeirantes e Via Anhanguera.

Segundo o grupo, o projeto nomeado Plug&Go recebeu investimentos no valor de R$ 32,9 milhões. E se conectará com eletropostos de outras iniciativas. A intenção é formar um corredor de mais 2.500 quilômetros que interligue São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Curitiba.

Este é o primeiro e maior projeto de instalação pública de carregadores ultrarrápidos da América do Sul. Ao todo, a EDP instalará  29 carregadores de 150kW (corrente contínua) e um de 350kW (corrente alternada) e outros 30 de 22kW (corrente alternada). Entre os fornecedores da solução, incluem-se também a ABB e a Siemens.


Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, afirma que “há cada vez mais interessados em adquirir veículos elétricos no Brasil. E a ampliação da infraestrutura de recarga no País é uma motivação adicional para que eles concretizem essa decisão”.

Como recarregar?

É necessário efetuar o cadastro no site da EDP Smart e solicitar um cartão de mobilidade elétrica, o EDP EV Card. Então, o cliente recebe gratuitamente  o cartão em até 20 dias corridos. O usuário deve desbloquear o cartão nos leitores das estações de recarga e assim libera-se os conectores para abastecimento do veículo.

Tendência é de crescimento para o mercado

Segundo a ABVE, o Brasil seguirá a tendência global de investimento. A associação prevê que o mercado nacional de eletrificados crescerá de 300% a 500% nos próximos cinco anos. Mesmo com a pandemia, as vendas de eletrificados de janeiro a junho de 2020 cresceram 221% em relação ao mesmo período de 2019. O número saltou de 2.356 unidades para 7.568.


Um estudo elaborado pelo Boston Consulting Group, denota que o número de eletrificados no Brasil chegue à dois milhões em 2030.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.