A Renault da Índia publicou nesta segunda-feira (16) um vídeo que mostra o SUV Kiger pela primeira vez. Nos 11 segundos de duração é possível ver os faróis, o aerofólio traseiro no teto e um pedaço da lateral que revela apenas o contorno das lanternas. O título convida o espectador para uma nova aventura. Trata-se do novo SUV abaixo de 4 metros, feito sobre a plataforma do Renault Kwid.
O Kiger está sendo desenvolvido na Índia, mas servirá aos chamados mercados emergentes, grupo que incluí o Brasil. A plataforma CMF-A+ é uma versão alongada da arquitetura modular do pequeno Kwid. O que significa que o inédito SUV será um pouco maior e mais alto que o subcompacto. O Kiger ficará posicionado na gama abaixo do Duster. Esta é a categoria que mais cresce por lá.
Menor que um Ecosport
Conforme mostra o vídeo, o Renault Kiger aparecerá primeiro como conceito. Isso explica o visual futurista e extravagante, com LEDs contínuos nos faróis e na grade iluminados em duas cores (branco e verde). Até as maçanetas aparecem iluminadas com LEDs, algo que dificilmente estará no modelo final. A produção terá início a partir de 2021.
Em termos de tamanho, o Renault Kiger será um pouco menor que o Ford Ecosport, por exemplo. O comprimento ficará abaixo do limite indiano de 4 metros, o que garantirá menor taxação ao modelo. Essa regra só vale na Índia, mas as vendas crescentes fizeram surgir muitos SUVs pequenos, como Hyundai Venue e o Nissan Magnite, que também usa a base CMF-A+.
Parceira da Renault, a Nissan revelou recentemente detalhes do Magnite. O “mini Kicks” está cotado para ganhar produção na fábrica de Resende (RJ) a partir de 2022. Os rumores de que o modelo virá ao Brasil cresceram sobretudo depois que a marca japonesa encerrou a produção do hatch March sem ter um substituto.
Isso naturalmente aumenta as chances de a Renault trazer o Kiger.
Motores aspirado e turbo
Por ora a Renault ainda não divulgou dados técnicos do Kiger. Mas sabemos que o pequeno utilitário terá na Índia motor 1.0 3-cilindros a gasolina em versões aspirada e turbo. A base terá o tricilíndrico de 72 cv de potência e câmbio manual, enquanto o topo virá equipado com o 1.0 turbo de 100 cv e câmbio automático do tipo CVT.
Entre os conteúdos, é esperado que o Renault Kiger venha completo desde a versão básica. Haverá airbags frontais e laterais, direção elétrica, ar-condicionado, vidros, espelhos e retrovisores elétricos, Isofix, cintos de três pontos para os cinco ocupantes, e freios ABS com EBD e controle de tração. A lista terá também itens como central multimídia conectada, volante com comandos e chave presencial com acionamento do motor por botão.