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Tudo que sabemos sobre o novo Toyota SW4 2021 que será lançado amanhã
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Tudo que sabemos sobre o novo Toyota SW4 2021 que será lançado amanhã

SUV da Toyota Hilux, o SW4 2021 terá as mesmas melhorias e tecnologias embarcadas na versão de topo da picape média, além de visual exclusivo

José Antonio Leme

23 de nov, 2020 · 5 minutos de leitura.

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NOVA SW4 2021
Crédito:TOYOTA

A Toyota está em ritmo acelerado neste final de ano com os lançamentos. Uma semana após mostrar a nova Hilux 2021 (leia tudo sobre ela aqui), a marca apresentará o SW4 2021. O SUV derivado da picape terá novidades em termos de visual e mais tecnologias.

Se comparado à Hilux, o SW4 terá mudanças mais singelas na dianteira, mas ainda assim importantes. Ele está mais “classudo”, digamos assim. Os faróis são novos e têm uma barra cromada integrada ao desenho renovado da grade. O para-choque dianteiro está mais robusto e com maiores entradas de ar, dando um senso de esportividade ao grandalhão. A parte inferior da peça tem um detalhe cromado na versão de topo.

sw4 2021
TOYOTA

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Como o SW4 tem menos versões que a Hilux, as novidades visuais serão adotadas nas duas versões disponíveis, a SRX e a SR. Isso inclui as lanternas de LEDs com novos grafismos e o desenho das rodas. Por dentro, central multimídia com integração a Android Auto e Apple CarPlay e mais funções no computador de bordo.

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Em todas as versões há sete air bags, seis sensores de obstáculos e o sistema de deslizamento limitado eletrônico, o Auto LSD. Já os bancos dianteiros com ventilação e os alto-falantes JBL destacados sobre o painel são exclusividades da SRX.


sw4 2021
TOYOTA

A tecnologia do Toyota Safety Sense segue o mesmo caminho da Hilux e estará disponível na versão de topo SRX, por enquanto. O pacote traz controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal e alerta de saída de faixa de rodagem com correção de direção. No caso da Hilux, ele também aplica freio nas rodas do lado que deve retornar para dentro da faixa.

TOYOTA

Mecânica

O SW4 2021 tem o motor turbodiesel de 2,8 litros que agora rende 204 cv a 3.400 rpm e 50,9 mkgf a 2.800 rpm. O câmbio é o já conhecido automático de seis marchas. A melhoria na entrega de potência e torque veio devido a uma nova turbina de geometria variável, com pás 25% maiores.

A suspensão da irmã Hilux tem modificações que não estão confirmadas para a SW4 2021. A Toyota adotou novas buchas na conexão da carroceria com o chassi, que evita a rolagem lateral da cabine. Há também novos amortecedores, com maiores diâmetros (6,7% a mais que os anterior) o que garante mais estabilidade, um dos pontos negativos do projeto até aqui.

sw4 2021
TOYOTA

SW4 2021 não vai abusar demais da inovação no Brasil

O SW4 ganhou duas reestilizações diferentes na Tailândia, onde foi apresentada primeiro. Uma é chamada de versão de entrada, que é a que teremos por aqui. A outra recebe o sobrenome de “Legender” por lá. O produto tem uma dianteira mais agressiva com grade bipartida, faróis com novo formato e disposição das luzes, além de um para-choque mais agressivo.

sw4 2021


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.