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99 e BYD criam carro elétrico projetado para motoristas de aplicativo
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99 e BYD criam carro elétrico projetado para motoristas de aplicativo

Carro elétrico D1 foi desenvolvido pela Didi Chuxing, dona da 99, e a BYD com tecnologias semiautônomas para uso em aplicativos de transporte

José Antonio Leme

29 de nov, 2020 · 3 minutos de leitura.

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byd d1
BYD D1 foi criado em parceria com a Didi, dona da 99
Crédito:Didi Chuxing

Já pensou em um carro projetado para o uso de motoristas de aplicativo? Foi exatamente isso que a Didi Chuxing, dona da 99 no Brasil, e a montadora BYD criaram. O D1 é o primeiro carro criado com base nas necessidades do mercado de transporte por aplicativos.

Para criar o BYD D1, a Didi usou a base de dados de mais de 550 milhões de passageiros e 31 milhões de motoristas cadastrados. Com os feedbacks das plataformas do grupo, tanto de motoristas quanto de passageiros usou para dar o norte a BYD.

byd
Didi Chuxing

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Com dimensões de um carro compacto, o BYD D1 chega oficialmente em dezembro. Ele vai entrar em funcionamento em um programa piloto da companhia na cidade de Hunan, na China. Após isso vai integrar a frota de outras cidades para atender mais passageiros e aplicativos.

Ele tem sistema de direção semiautônoma com frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e de colisão com detecção de pedestres. Além disso, a própria Didi criou um sistema de monitoramento. Ele monitora o motorista com alertas de segurança, há uma inteligência artificial que analiza voz e vídeo e tem reconhecimento facial.


Didi Chuxing

A central no meio do painel é responsável por todas as funções do carro. Ela faz a verificação do motorista, embarque, desembarque, pagamento e atendimento ao cliente. Ele também tem duas telas sensíveis ao toque no encosto dos bancos dianteiros, entradas USB e porta traseira corrediça, para facilitar o acesso.

Motor elétrico e visual de VW ID.3

O motor elétrico do BYD D1 entre o equivalente a 136 cv. Uma bateria de íons de lítio alimenta o D1 e, segundo a BYD, proporciona 418 km de autonomia com uma carga. Em termos de visual não é preciso muito esforço para ver que o D1 é bem “semelhante” ao VW ID.3, hatch elétrico da marca alemã.


Didi Chuxing


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.