A nova Ram 1500 Rebel foi lançada no Brasil no dia 10 de dezembro. O primeiro lote, de 100 unidades, acabou em apenas 18 horas. Isso de acordo com informações da marca.
A picape tem preço sugerido de R$ 419.990. Para garantir a compra, o interessado teve de dar um sinal no valor de R$ 20 mil. A conclusão é que, se há crise, ela não afeta a todos.
Isso mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. A disseminação da doença vem causando fortes estragos na produção e vendas. Inclusive no setor automotivo. Mas a nova picape feita no México chegou com tudo.
“Sabíamos do grande interesse pela Ram 1500, mas não imaginávamos que a pré-venda terminasse tão rápido.” A frase é do diretor da marca Ram para a América Latina, Breno Kamei. “O que nos deixa confiantes de que fizemos as escolhas corretas para esse lançamento tão aguardado”, diz.
Ram na garagem só em abril
Os compradores que garantiram a compra receberão o modelo só em abril. E os pedidos continuam, porém, com entregas agendadas para maio. Aliás, para quem não se recorda, o sucesso em questão é equipado com o pacote opcional Level II, que inclui, entre os mimos, itens como head-up display, retrovisor interno digital, tampa traseira multifuncional (abre para baixo ou lateralmente), som Harman Kardon de 900 watts, entre outros. Ou seja, nem é a mais barata.
Outros sucessos de 2020
Há quem reclame de 2020, mas muita montadora por aí está com os negócios indo de vento em popa. Quem aí não se lembra da Audi, que em maio vendeu todas as unidades de pré-venda do superesportivo R8 em uma semana. Este primeiro lote, a princípio, foi prometido apenas para setembro aos compradores. Compradores estes que, contudo, gastaram nada menos que R$ 1.234.990 pela unidade do cupê de motorzão V10 e 610 cv de potência.
Mas não pense que o sucesso da montadora das quatro argolas parou por aí. Na semana passada, sobretudo, foi divulgado o número de pedidos da linha esportiva RS. Nada menos que 500 unidades. Sim! Mesmo com aumento de R$ 30 mil em modelos como RS 4 Avant de julho para cá, muitos consumidores não dão bola para reflexos econômicos como alta do dólar, por exemplo. Afinal, estamos falando em pessoas que podem pagar, no mínimo, R$ 440 mil pelos modelos TT RS, RS 4 Avant e RS 5 Sportback.
E tem modelo mais barato também
Até agora, explanamos apenas modelos a partir de R$ 400 mil. Mas um acontecimento recente aponta que o fenômeno não é exclusivo do universo de modelos de luxo. O Volkswagen Nivus, por exemplo, vendeu seu primeiro lote, exclusivo para o site, em 7 minutos. Foram 1.200 unidades comercializadas, no total, ao longo do dia, tanto na internet quanto nas revendas da marca. À época (no fim de junho), o modelo custava entre R$ 85.890 e R$ 98.290. Hoje, vai de R$ 89.150 a R$ 102.050.
Também pertencente ao Grupo Volkswagen, a Porsche não tem do que reclamar no Brasil. Turbinadas no período de isolamento social, as vendas da marca alemã estão batendo recorde atrás de recorde. Em setembro, a fabricante teve alta de 62,5% no acumulado do ano – 2.023 unidades contra 1.245 emplacamentos, respectivamente. Na ocasião, inclusive, já havia superado o volume de 2019.
Bom para uns, ruim para outros
Ainda com esse cenário, a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos (Anfavea), acredita num recuo de 31% nos emplacamentos de 2020 na comparação com o ano passado. Para a Abeifa, associação dos importadores de veículos, a situação é grave, afinal, diversas marcas sem fábrica no Brasil estão passando por situação difícil. Na visão da entidade, a única saída para salvar 2020 é driblar a pressão sobre os preços dos importados, reduzindo o imposto de importação de 35% para 20%.