Embora o número de crossovers e SUVs na Europa esteja crescendo, ainda são muitos os que não largam mão de seu clássico hatch. Pensando nisso, a nova geração do DS 4 cresceu para atrair os que cansaram de carros baixos e compactos, mas sem deixar o DNA de hatchback europeu.
A nova estética está diretamente atrelada ao conceito visual DS Aero Sport Lounge. O longo capô segue até a luxuosa dianteira que apresenta todo conjunto ótico em LED, bem como uma grade hexagonal cheia de pequenos pontos emissores de luz. Em formato de “L”, as luzes diurnas ficam nos cantos da dianteira e vão da saída de ar até os faróis.
Bastante inclinada, a coluna C herda por completo o design do Aero Sport Lounge, com o caimento do teto o os vincos bem demarcados. Todavia, as lanternas ficaram mais discretas do que a do conceito. Horizontais, elas ficam afiladas e se juntam por uma linha, que suaviza na lateral do carro em forma de vinco.
Painel de instrumentos até no cluster
A fim de se consolidar como marca de luxo da Stellantis, o DS 4 apresenta um interior é bastante sofisticado. O acabamento do painel é feito de carbono forjado, madeira e alcântara enquanto o cluster e os assentos são revestidos em couro. Há um pequeno painel de instrumentos digital no cluster, além da tela de infotainment sensível ao toque de 10″.
Um head-up display holográfico no para brisa que fornece uma realidade aumentada em uma área de 21 polegadas. Além disso, o DS 4 recebe uma série de tecnologias de assistência ao motorista, como monitoramento de ponto cego e câmera infravermelha que detecta pedestres em até 200 metros de distância, inclusive a noite.
Dessa forma, o DS4 é dotado de radares e sensores por toda a carroceria, que permitem a manutenção e mudança de faixa e o ajuste automático de velocidade.
Combinações diversas de variantes e propulsores
A DS Automobiles lançou três versões diferentes do crossover – o DS 4, DS 4 Cross e o DS 4 Premium Line. Assim, a variante Cross recebe barras n teto e destaques em preto para deixá-lo parecido com um SUV. Já a configuração Premium adota rodas mais sofisticadas e acabamento em preto fosco.
A DS Automotives disponibiliza cinco diferentes motorizações, todas acopladas ao câmbio automático de oito velocidades. Dos propulsores a combustão, três motores PureTech de 1.2 e 1.6 litros são a gasolina e rendem 130, 180 e 225 cv de potência. Para facilitar a chegada no mercado norte-americano, há uma opção de motor 1.6 BlueHDI a diesel que rende 130 cv.
Por último, a configuração plug-in combina um motor de 180 cavalos a um elétrico que rende 110 cv. Como resultado, a potência combinada gera cerca de 225 cv. De acordo com a fabricante o alcance no modo elétrico chega a até 50 km.
Por enquanto, a montadora não divulgou os valores do DS4, mas espera-se um preço inicial em € 28,5 mil, algo em torno de R$ 185 mil na conversão direta.