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Chevrolet Onix e Onix Plus sofrem reajuste e sedã beira os R$ 90 mil
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Chevrolet Onix e Onix Plus sofrem reajuste e sedã beira os R$ 90 mil

Segundo reajuste da Chevrolet no ano eleva sedã e hatch em até R$ 440 e Onix Plus Premier II não sai por menos de R$ 89.830. Confira os preços a seguir:

Emily Nery, para o Jornal do Carro

12 de fev, 2021 · 5 minutos de leitura.

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GM Onix Plus
Onix Plus tem versão que se enquadra na nova regra sobre a limitação do IPI
Crédito:GM/Divulgação

A Chevrolet reajustou o Onix e o Onix Plus pela segunda vez neste ano. Com aumentos de até R$ 440, o Onix Plus  Premier II bate na casa dos R$ 90 mil e sai por R$ 89.390, enquanto seu irmão hatch não fica por menos de R$ 61.090. Vale lembrar que, desde o começo de janeiro, a versão mais básica encareceu 4,3%.

A versão manual, normalmente destinada à frotistas, subiu R$ 300 e chega aos RS 61.090. Com o mesmo valor, a versão LT com câmbio manual e motor aspirado chegou aos R$ 62.990. A variante 1.0 Automática, primeira da linha a oferecer o motor turbo e focada no público PCD, foi a única a manter o preço.

Já a configuração LT com motor turbo e câmbio manual agora não sai por menos de R$ 68.530. Porém, se quiser trocar o câmbio por automático, o valor já ascende para R$ 74.060. A LT automática carrega itens como controlador de velocidade de cruzeiro, distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência (PBA), sensor de estacionamento traseiro e controle eletrônico de estabilidade e tração, por exemplo.

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Dessa forma, variante LTZ subiu até R$ 400 e chega aos R$ 77.490 com opção de câmbio automático. Além disso, é segunda vez que o hatch e o sedã esportivo Onis RS e Onix Plus Midnight aumentaram R$ 390 e R$ 430 e agora custam R$ 78.480 e R$ 85.620, respectivamente.

Mais recheadas, as configurações de topo chegam a custar até R$ 85.620. A Premier II, por exemplo, carrega central multimídia com tela de 8″, carregador wireless, ar-condicionado digital automático, sistema de estacionamento automático, lanternas de LEDs, alerta de ponto-cego e sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro


Onix Plus

De conformidade com o hatch, o sedã Onix Plus carrega os mesmos aumentos, mas parte de R$ 66.520 na configuração LT, com motor aspirado e câmbio automático. A versões LT saltaram até R$ 390 e custam R$ 73.260 na LT 1.0 turbo manual e R$ 78.880 na LT 1.0T automática.

Intermediária, a LTZ sofreu reajuste de até R$ 390 e não sai por menos de R$ 76.780. Contudo, se optar pelo câmbio automático embarcado, terá que gastar ao menos R$ 82.290. Essa configuração recebe volante esportivo,  controlador de velocidade de cruzeiro, assistência de frenagem de urgência, e central multimídia com tela touchscreen de 8″, por exemplo.

onix plus midnight

Então, a variante com visual esportivo do sedã, Onix Plus Midnight, antes oferecida por R$ 85.190, agora é vendida por R$ 85.620. Do mesmo modo que suas equivalentes na carroceria hatch, as configurações Premier e Premier II subiram até R$ 430. Por consequência, a Premier II chega a custar R$ 89.830 e fica próxima à barreira simbólica dos R$ 90 mil.

Veja a seguir os novos valores do hatch e sedã:

Chevrolet Onix 2021Preço atualPreço antigo
Onix 1.0 MTR$ 61.090R$ 60.790
Onix LT 1.0 MTR$ 62.990R$ 62.690
Onix 1.0T ATR$ 65.390R$ 65.390
Onix LT 1.0T MTR$ 68.530R$ 68.190
Onix LT 1.0T ATR$ 74.060R$ 73.690
Onix LTZ 1.0T MTR$ 71.930R$ 71.590
Onix LTZ 1.0T ATR$ 77.490R$ 77.090
Onix RS 1.0T ATR$ 78.480R$ 78.090
Onix Premier 1.0T ATR$ 82.290R$ 81.890
Onix Premier II 1.0T ATR$ 85.620R$ 85.190

Chevrolet Onix PlusPreço atualPreço antigo
Onix Plus LT 1.0 MTR$ 66.520R$ 66.190
Onix Plus 1.0T ATR$ 68.390R$ 68.390
Onix Plus LT 1.0T MTR$ 73.260R$ 72.890
Onix Plus LT 1.0T ATR$ 78.880R$ 78.490
Onix Plus LTZ 1.0T MTR$ 76.780R$ 76.390
Onix Plus LTZ 1.0T ATR$ 82.290R$ 81.890
Onix Plus Midnight 1.0T ATR$ 85.620R$ 85.190
Onix Plus Premier 1.0T ATR$ 86.620R$ 86.190
Onix Plus Premier II 1.0T ATR$ 89.830R$ 89.390


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.