Blog do Boris

Motorista em picape sem ESC morre ao desviar de cachorro

Brasileiro despreza controle de estabilidade “pois não ando como louco na estrada”. Mas pode capotar a menos de 70 km/h

Boris Feldman

02 de mar, 2021 · 7 minutos de leitura.

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O título da notícia veiculada semana passada não tinha o “sem ESC”. Eu o acrescentei para enfatizar que centenas de acidentes de trânsito no Brasil poderiam ter sido evitados pelos equipamentos de segurança.

ESC são as iniciais (em inglês) de Sistema Eletrônico de Estabilidade. Dizem os especialistas ser o segundo mais importante dispositivo de segurança veicular depois do cinto.

Brasileiro não se preocupa com estes equipamentos pois “acidente só acontece com os outros”. Uma vez, quando explicava o ESC para um motorista, ouvi: “Para mim é jogar dinheiro no lixo, pois só precisam dele os que saem acelerando como loucos no asfalto”.

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Manobra brusca

A notícia: “Uma mulher de 25 anos morreu depois de perder o controle da picape que dirigia e capotar na rodovia MT-170 a cerca de 900 km de Cuiabá”. Era Quésia Berger Amaral, morava em Rondônia, tinha duas filhas e dirigia um Fiat Strada. No asfalto, um cachorro morto indicava que ela tentou se desviar dele ainda vivo ou já estirado na pista.

Existe um teste que simula exatamente essa situação, o “Teste do Alce”. Assim chamado depois que reprovou, em 1997, o Mercedes Classe A testado por uma revista na Suécia, onde é comum alces atravessando a rodovia.

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Cones na pista obrigam o motorista a se desviar para a faixa da esquerda e voltar rapidamente para a direita a uma velocidade de 68 km/h. A Mercedes, depois do teste, fez um recall do Classe A (o mesmo também fabricado em Juiz de Fora) para equipá-lo com o ESC.

O “Teste do Alce” prova que o equipamento não é necessário apenas em curvas mas também em linha reta e em velocidade moderada. Se surge um animal, buraco ou outro automóvel, o motorista é obrigado a virar bruscamente o volante em sequencia para os dois lados. Sem o ESC, a probabilidade de um acidente é elevada.

Segurança, só no imaginário

Infelizmente, todas as evidências indicam que segurança veicular só existe no imaginário do brasileiro. Prova disso é que a Bosch, fabricante de equipamentos eletrônicos de segurança em todo o mundo, fez uma pesquisa no Brasil entre proprietários de veículos. A maioria disse se preocupar com eles ao adquirir um carro.https://d68862b401c8239fcddd2f5bb93f0318.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html


Mas, segundo a Bosch, a preocupação não vai além do momento da pesquisa, pois fez uma outra em concessionárias. Para ouvir dos vendedores e gerentes ser fato raro alguém se preocupar com equipamentos de segurança ao adquirir um novo ou usado.

A obrigatoriedade do ESC no Brasil seria em 2022, mas foi adiada para 2024 pois os fabricantes alegaram atrasos – pela pandemia – no desenvolvimento dos projetos.

Ele já é obrigatório há tempos em outros países. Aqui, existe na maioria dos modelos maiores e mais sofisticados e em alguns compactos. Mas nem todos os SUVs o oferecem como equipamento padrão, apesar de serem, por seu peso e altura, os mais sujeitos a escorregar ou capotar numa manobra brusca.


Como funciona o controle de estabilidade?

O controle de estabilidade percebe, através de sensores, a tendência do carro a escorregar a traseira ou capotar em duas situações:

  1. Nas curvas mais fechadas da estrada, em velocidades elevadas;
  2.  Nas manobras bruscas do motorista para se safar de um obstáculo na pista, mesmo em velocidades moderadas.

sistema eletrônico evita então o acidente, aplicando estrategicamente o freio em determinadas rodas.

Não se pode afirmar que o ESC seja um “santo remédio” pois é impossível ignorar as leis da física. Se o motorista for irresponsável e exceder exageradamente a velocidade adequada para a curva ou na manobra brusca, equipamento algum será capaz de evitar o acidente.


Aliás, o perigo é que alguns pensam que estes dispositivos são milagrosos e que tornam o carro à prova de qualquer estupidez ao volante. Ledo engano….

É possível afirmar que a Quésia não teria deixado duas filhas órfãs se sua picape estivesse equipada com o ESC?

Claro que não, mas as chances seriam enormes, a julgar pelas pesquisas e estatísticas dos principais institutos de segurança do mundo. Todas sinalizam que a grande maioria de acidentes fatais como este teriam sido evitados com a interferência dos sistemas eletrônicos.


Mas não são necessários no Brasil, onde “acidente só acontece com os outros”.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.