A picape rival da Fiat Toro já está sendo construída em nosso continente. Conforme aponta o site Ford Authority, a Ford Maverick já está na linha de montagem da fábrica de Hermosillo, no México. Ao que tudo indica, o modelo será revelado ainda neste ano e o Brasil pode ser um dos primeiros mercados no qual ela será oferecida.
Vale lembrar que nos já antecipamos flagras da Maverick na planta mexicana da Ford. De acordo com relatórios da montadora, a fábrica de Hermosillo já produziu 21 unidades da picape em fevereiro. Contudo, elas servirão apenas para testes de rua e não serão comercializadas.
Em termos de comparação, levou cerca de nove meses para a Bronco Sport entrar regularmente em produção desde que suas primeiras unidades saíram de fábrica. Ou seja: podemos esperar a revelação global da Maverick para o final deste ano ou no mais tardar no começo de 2022.
Dianteira mais chamativa do que a do SUV
Além disso, a irmã menor da Ranger também dividirá a plataforma modular C2 com o Bronco Sport. Embora ela se derive do utilitário esportivo, seu design terá elementos distintos do Bronco Sport. Pelo menos é o que aponta seu último flagra. Robusta, a grade é maior do que a do SUV e os enormes faróis foram a letra C, como na grandalhona picape Ford F-150.
Todavia, haverão algumas semelhanças, com a caixa de rodas e o formato mais quadrado da cabine. O que não sabemos, por enquanto, é sobre o desenho da traseira da picape.
Outro ponto em comum entre a Maverick e o Bronco Sport será a motorização. Duas opções de trens de força estarão disponíveis – os motores turbo 1.5 de até 197 cv e 2.0 de até 252 cv, Ecoboost ambos a gasolina. Já o câmbio será automático de oito marchas. A picape terá quatro portas em todas as versões, mas caberá ao cliente escolher entre configurações com tração dianteira ou traseira.
Diferentemente da Ranger, que apresenta a carroceria separada do chassi, a Maverick terá o chassi em monobloco. Esse mesmo tipo de construção é adotada na Fiat Toro.
Modelo de entrada da Ford
Após o encerramento das atividades das fábricas da Ford no Brasil e consequentemente o fim do Ecosport e do Ka, o nova picape será o modelo de entrada da marca. Nos EUA, ela terá um preço um pouco abaixo dos US$ 20 mil (cerca de R$ 114 mil na conversão direta). Por aqui, a Ranger ocupa essa posição atualmente.
Além disso, com a produção no México, a Maverick virá para o mercado brasileiro sem pagar os 35% de taxa de importação. Dessa forma, seu preço deverá ficar na mesma faixa da Fiat Toro.
Já no ano que vem, o mercado de picapes da categoria intermediária “C” ganhará outras concorrentes. Destacam-se a Volkswagen Tarok (que ficará abaixo da Amarok), Hyundai Santa Cruz, a até a “Nova Montana”, que será menor que a S10 e deve chegar somente em 2023.