Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

07/01/2021 - 7 minutos de leitura.

Picapes Hyundai Santa Cruz e Ford Maverick chegam até o início de 2022

Com porte similar ao da Fiat Toro, novas picapes de Hyundai e Ford vão estrear quase juntas nos EUA e devem vir ao Brasil

Projeção mostra a picape Hyundai Santa Cruz, que enfim deve ser apresentada neste ano Crédito: KDesign AG
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A partir do próximo ano, o mercado de picapes promete alçar voos nunca pensados para a categoria. Cinco anos após apresentar o protótipo, a Hyundai finalmente está próxima de lançar a Santa Cruz, sua primeira picape. Tal como a Fiat Toro, que deriva dos Jeeps, o modelo da sul-coreana vai usar o chassi em monobloco da nova geração do SUV Tucson.

Além da Hyundai, a Ford vai lançar sua picape intermediária, que será posicionada abaixo da Ranger. Conforme antecipamos no Jornal do Carro, o modelo em questão vai resgatar o nome Maverick, que fez sucesso no Brasil nos anos 1970. Naquela época, o Maverick era um carro com carrocerias sedã e cupê com estilo fastback.

Hyundai vai entrar na briga das picapes com a Santa Cruz
Hyundai vai entrar na briga das picapes com a Santa Cruz (Crédito: KDesign AG)

Santa Cruz, a picape do Tucson

A Hyundai apresentou o conceito da Santa Cruz há exatos 5 anos no Salão de Detroit (EUA). Na época, o protótipo teve alta repercussão e gerou grande expectativa sobre quando seria o lançamento. Contudo, a picape ainda não saiu do papel. Mas parece que, enfim, chegará às ruas. A montadora deve apresentar sua picape até o fim deste ano.

As projeção feitas pela KDesign AD mostram como deve ficar a Santa Cruz em sua versão definitiva. O visual dianteiro lembra o estilo da atual geração do Santa Fe. Os faróis divididos trazem a parte superior bem fininha, e os módulos inferiores integrados à grade. O mesmo cenário é visto na traseira, que lembra o SUV de 7 lugares com lanternas horizontais que se conectam.

Algumas especulações sobre a mecânica já circulam pela internet. Dessa forma, é esperado que a Santa Cruz tenha opções de motores 2.0 turbo e 2.5 aspirado, ambos a gasolina, e transmissão automática de oito marchas. Além destes, há a possibilidade de a picape oferecer o parrudo 3.8 V6 a gasolina de 295 cv que equipa o SUV grande Palisade.

Ford Maverick vai entrar brigar com as picapes Toro e Tarok
Ford Maverick vai entrar brigar com as picapes Toro e Tarok (Crédito: Jonathan Machado)

Maverick virá ao Brasil

Assim como a Santa Cruz, a Ford Maverick está prevista para estrear daqui a um ano. Assim, a marca deve apresentar sua picape média-compacta em linhas finais até o fim de 2021. O modelo será feito a partir do SUV Bronco, que teve as primeiras unidades emplacadas na Bahia. O utilitário será lançado no Brasil até o fim neste ano, importado do México.

Dessa maneira, é provável que a Maverick chegue aqui antes da Santa Cruz. Entretanto, tudo vai depender da demanda nos EUA. No caso do Bronco, a Ford nem bem começou a entregar o SUV e a fila de espera já é gigantesca. Por causa disso, inclusive, a estreia no Brasil pode atrasar e ficar para o último trimestre do ano.



No fim de 2020, a Ford registrou novamente o nome Maverick no Brasil. Na verdade, a montadora renovou a propriedade feita na década de 1970. Diferente da Fiat Toro, a Maverick será um produto mais difundido. A produção no México vai abastecer também a América Latina e o mercado brasileiro, que pode ser o primeiro a receber a picape.

Volkswagen Tarok virá da Argentina a partir de 2022 para brigar com as picapes Maverick, Toro e Tarok
Volkswagen Tarok virá da Argentina a partir de 2022 (Crédito: Kleber Silva)

Volkswagen Tarok também em 2022

Outra rival da Toro com lançamento próximo é a Volkswagen Tarok. A picape média-compacta foi originalmente mostrada no Salão de São Paulo de 2018 sobre a base do SUV T-Cross. Contudo, o projeto foi congelado e retornou no fim de 2020 com um upgrade. A Tarok, na verdade, vai nascer da base do SUV Taos, que estreia em maio para desafiar o Jeep Compass.

Chevrolet Montana vai crescer para encarar as novas picapes rivais
Chevrolet Montana vai crescer para encarar as novas picapes rivais (GM/Divulgação)

GM terá “Nova Montana”

A General Motors também vai utilizar sua plataforma modular para entrar na disputa das picapes meio-médias. O modelo será menor que a S10, porém maior que a Montana, que sobrevive em versão para o trabalho.

Assim, a nova picape da Chevrolet poderá até herdar o nome da compacta, que será aposentada. Só que, em vez de disputar vendas com a nova Fiat Strada, a Nova Montana vai rivalizar com Maverick, Toro e Tarok. O modelo deverá ser o último da classe a estrear, em 2023.

(Confira abaixo nosso teste com a nova Mitsubishi L200 Triton Sport)

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais