Novamente, sem nenhuma mudança nos modelos, a Volkswagen reajustou o preço de quase toda a linha em até R$ 3.950. Desta vez, os escolhidos foram o Nivus, T-Cross, bem como o Gol, Voyage e a Saveiro. Além disso, chama atenção o alto preço da picape compacta, que sobe R$ 1.540 na versão de topo e encosta nos R$ 100 mil.
O hatch de entrada Gol ficou até R$ 1.440 mais caro. Destaque, sobretudo, para a versão 1.6 AT, única da gama que carrega o câmbio automático, ela custava R$ 68.490 e agora sai por R$ 69.930. Mas, caso o cliente adicione opcionais e pintura da carroceria seu preço se eleva para R$ 77.850.
Desse modo, ele é um dos poucos modelos abaixo dos R$ 70 mil que carregam a transmissão automática e pode ficar isento do IPI, quando destinado à PCD. Contudo, seguindo a disparada de aumento de preço dos veículos, os modelos destinados a esse público estão com dias contados.
Voyage pode chegar a R$ 84.400
Assim como o hatch, as três configurações do sedã Voyage encareceram. O Voyage 1.0 MPI subiu R$ 1.000 e custa R$67.600, enquanto a variante 1.6 MT ficou R$ 1.040 mais cara e agora sai por R$ 71.090. A única versão com câmbio automático, Comfortline 1.6 AT, é oferecida por R$ 76.490.
Com uma enxuta lista de equipamentos a linha 2022 não altera em nada sua gama. Nesse sentido, ela oferece itens como alerta de frenagem de emergência, distribuição eletrônica de frenagem, rodas de aço aro 15″ com calotas “Gabro”, tomada de 12V no console central e luz de freio elevada. Se o proprietário resolver rechear a versão de topo, por exemplo, o sedã pode chegar a R$ 84.400.
Saveiro encosta nos R$ 100 mil
O principal concorrente da Fiat Strada atualiza sua linha para ano/modelo 2022 sem nenhuma mudança no visual ou no pacote de equipamentos. No entanto, a Volkswagen encareceu o valor da picape em até R$ 1.540. Ela é oferecida nas versões Robust de cabine simples e dupla, em seguida, a Trendline é vendida somente com cabine simples e, por último a configuração Cross dispõe de cabine dupla.
Aliás, é exatamente a versão de topo que chama a atenção. De R$ 97.850, a picape subiu para R$ 99.390. Assim, ela encosta na barreira simbólica dos R$ 100 mil. Todavia, o modelo segue com câmbio manual de 5 velocidades e uma lista de equipamentos que não condiz com o preço. Sob o capô, o motor é o 1.6 flexível de 120 cv.
Ele adota, por exemplo, alerta de frenagem de emergência, controle eletrônico e estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e indicador de pressão dos pneus.
T-Cross tem reajuste de até R$ 3.950
Não foi só a picape que chegou perto dos R$ 100 mil, o T-Cross 200 TSI MT sobe R$ 3.150 e ultrapassa essa marca, custando agora R$ 100.640. Quem optar pelo câmbio automático gastará no mínimo R$ 108.840 (ante a R$ 105.490 até então).
Enquanto isso, a versão Comfortline 200 passa os R$ 120 mil e custa R$ 122.940. Por fim, a configuração topo de linha tem um repentino aumento de R$ 3.950 e não custa menos de R$ 132.140.
Desse modo, a mudança faz com que as versões Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI fiquem mais caras do que suas concorrentes diretas do Jeep Renegade, Longitude 1.8 Flex (R$ 118.190) e Limited 1.8 Flex (R$ 128.490).
Nivus não fica atrás
Em março, a estreia do SUV cupê marca nove meses e, nesse ínterim, o Nivus já registra aumento percentual de até 9,8%. Neste novo reajuste, o Nivus Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI aumentaram seus preços em R$ 3.400 e R$ 3.900, respectivamente. No entanto, se contarmos os consecutivos encarecimentos desde seu lançamento, a versão de entrada já aumentou R$ 8.400 enquanto a opção de topo subiu R$ 9 mil.
Entretanto, vale lembrar que tanto o T-Cross, quanto o Nivus ainda não atualizaram a linha para 2022 . Por consequência, não adicionaram nada novo a sua gama.
Confira a seguir todas as alterações de preço da gama da montadora:
Modelos e versões | Preço anterior | Preço atual | Reajuste |
Gol 1.0 MPI | R$ 56.190 | R$ 57.030 | R$ 840 |
Gol 1.6 8V MT | R$ 63.090 | R$ 63.940 | R$ 850 |
Gol 1.6 16V AT | R$ 68.490 | R$ 69.930 | R$ 1.440 |
Voyage 1.0 MPI | R$ 66.600 | R$ 67.600 | R$ 1.000 |
Voyage 1.6 8V MT | R$ 70.050 | R$ 71.090 | R$ 1.040 |
Voyage 1.6 16V AT | R$ 75.390 | R$ 76.490 | R$ 1.100 |
Saveiro Robust CS 1.6 8V | R$ 61.790 | R$ 62.690 | R$ 900 |
Saveiro Robust CD 1.6 8V | R$ 76.850 | R$ 77.990 | R$ 1.140 |
Saveiro Trendline CS 1.6 8V | R$ 74.250 | R$ 75.390 | R$ 1.140 |
Saveiro Cross 1.6 16V | R$ 97.850 | R$ 99.390 | R$ 1.540 |
T-Cross 200 TSI MT | R$ 97.490 | R$ 100.640 | R$ 3.510 |
T-Cross 200 TSI AT | R$ 105.490 | R$ 108.840 | R$ 3.350 |
T-Cross Comfortline 200 TSI AT | R$ 119.190 | R$ 122.940 | R$ 3.750 |
T-Cross Highline 250 TSI AT | R$ 128.190 | R$ 132.140 | R$ 3.950 |
Nivus Comfortline 200 TSI AT | R$ 90.890 | R$ 94.290 | R$ 3.400 |
Nivus Highline 200 TSI AT | R$ 104.090 | R$ 107.990 | R$ 3.900 |